1, 2, 3 e… gravando!

Popular pelos seus recursos de gravação e alteração de áudio e por possuir um layout simples e acessível, o software Audacity está na lista dos mais usados, perdendo apenas para grandes nomes como o Audition, da Adobe

Da redação SICOM-PET, Letícia De Maceno

 Pantallazo-Audacity

Seja no curso de Rádio e TV ou no de Jornalismo, é imprescindível que o aluno aprenda a dominar as técnicas de áudio. Elas auxiliam tanto na gravação de sonoras (entrevistas com fontes), na produção para o rádio, criação de podcasts, entre outros. Devido essa importância, os alunos estão cada vez mais preocupados com o domínio dos softwares de edição e estão investindo na compra de bons aparelhos gravadores e microfones, por exemplo. Seguindo essa demanda, o PET realizou na última segunda-feira (06/07) uma oficina do software Audacity ministrada pelo já graduado aluno de Jornalismo Wagner Wakka, membro do programa de podcasts Player2, que contou com 20 alunos do curso de Jornalismo e Rádio.

O Audacity é um software livre (ou seja, gratuito) de edição digital de áudio. Ele está disponível principalmente nas plataformas:Windows, Linux e Mac e ainda em outros Sistemas Operacionais. A popularidade do software vem principalmente de sua ótima versão em português e seu layout simples e tranquilo de trabalhar, apesar de oferecer inúmeros recursos variados de edição. Até quem não tem muito costume em editar áudio parece se adaptar bem ao programa.

Entre suas inúmeras ferramentas está a gravação com quatro opções de fonte de áudio, utilização de mais de uma trilha de modo simultâneo, timer para gravação, etc. O Audacity possibilita ainda importar arquivos de áudio, editá-los, combiná-los com novos arquivos e gravações e também permite que seu usuário salve arquivos em novos formatos. As ferramentas recortar, colar, duplicar também são de fácil acesso e todos os comandos possuem atalhos pelo teclado que são exibidos ao lado do menu.

Atualmente o Audacity não é o software mais atualizado, esse posto ficaria com o programa Audition da Adobe – que oferece um leque ainda maior de opções -, mas, para quem precisa de um primeiro passo, o Audacity não deixa nada a desejar.

20150706_185354

Gostou?

Aqui um pequeno tutorial

E outro!

Ainda não matou a curiosidade? O PET realizará em breve uma nova oficina, dessa vez com o Audition, fique de olho no Portal e no facebook que a gente avisa tudinho! 🙂

Deixe uma resposta