5 canais do YouTube que empoderam o público negro

Imagem: Pixabay – Reprodução


Da redação SICOM-PET, Wesley Anjos

Depois deste domingo (20) marcado pelo dia da Consciência Negra, passados tantos anos de longas dívidas históricas no nosso país, decidimos trazer esta listinha com canais feitos por youtubers negros para o público negro. Saca só este poder!

 

1 – Afros e afins 

Comandado pela Natály Nery, estudante de Ciências Sociais e trancista, o canal busca trazer assuntos gerais que sejam interessem às mulheres negras, como questões estéticas, espaços e locais de fala. Carismática, ela traz um canal muito gostoso de se acompanhar e que, sem sombra de dúvidas, vale muito a pena conhecer.

 

2 – PhCortês

 

Bem-humorado e altamente performático, Ph esbanja mais do que simpatia em seus vídeos: ele traz boas indicações, seja de filmes, livros e personalidades importantes da cultura e movimento negros. Você conhece as heroínas e os heróis negros do Brasil? Acompanhar este canal é uma boa alternativa ao ensino eurocêntrico que temos em boa parte do país.

 

3 – Muro Pequeno

 

Administrado por Murilo, um militante gay e negro, este canal traz uma série de reflexões sobre questões que tangem sexualidade, representatividade, entre outros vários assuntos que reforcem a posição da pessoa negra na sociedade em que vivemos. Dono de um sorriso contagiante, ao falar da própria vida, ele lacra sem parar.

 

4 – Rayza Nicácio

 

Uma excelente interlocutora com cachos maravilhosos, Rayza incentiva o empoderamento da mulher negra, reforçando a importância de se abandonar a chapinha. Quais as dificuldades para se assumir os cacheados? Como lidar com a sua beleza natural em uma sociedade racista? Ela dá mais do que dicas de beleza e de moda, ao passo que compartilha das suas experiências e visões.

 

5 – Racionais TV

 

Que forma mais interessante de representação cultural do que a música? Este canal traz clipes de um dos maiores grupos de rap do Brasil, mas não só dele, como também diversas sugestões para quem ama música boa com um retrato das periferias deste país. Para os que ainda não conhecem, uma dica de ouro: CONHEÇAM!


 

Veja também:

 

Wesley Anjos

Jornalista em formação, escritor e ator nas horas vagas. Típico amante das artes, é viciado em fabular e beber mate, não necessariamente nesta ordem.

Um comentário em “5 canais do YouTube que empoderam o público negro

Deixe uma resposta