5 filmes sobre músicos brasileiros que você vai querer ver

Cena do filme 2 Filhos de Francisco. (Divulgação/ Globo Filmes)

 

Da redação SICOM-PET, Wesley Anjos

 

Que a música brasileira é rica e cheia de diversidade em cada canto do país, não há dúvidas. São muitos os ídolos do Brasil. Justamente por isso, fizemos esta listinha com filmes que contam a história de grandes músicos da nossa história. Misturar música e cinema é bom demais, não é mesmo? Segue a lista!

 

1. Cazuza – O tempo não para (2004)

 

Dirigido por Sandra Werneck e Walter Carvalho, este drama bibliográfico conta a história do ídolo do rock brasileiro e grande poeta Cazuza. Mostra o início do seu sucesso com a banda Barão Vermelho, o abandono para a carreira solo, a sua bissexualidade, uma vida de sexo, drogas e rock and roll e a sua contaminação pelo vírus do HIV. O filme traz cenas fortes. Separe os lenços de papel para assistir.

 

2. Dois filhos de Francisco (2005)

 

Dirigido por Breno Silveira, conta a história do surgimento da dupla Zezé Di Camargo & Luciano. A trama começa quando Luciano não era nem nascido ainda. Francisco, o seu pai, já sonhava em Pirinópolis – GO em ver os filhos fazendo sucesso com a música e tenta emplacar a dupla Camargo e Camarguinho. Após um acidente de carro, um dos irmãos morre. Como foi o processo de crescimento de Zezé após esse episódio? Quando foi que ele se juntou ao outro irmão? A música É o amor certamente ficará na sua cabeça. Vale muito a pena conferir.

 

3. Gonzaga – De pai pra filho (2012)

 

Quem nunca se emocionou com a música Asa Branca? Este longa, dirigido também por Breno Silveira, nos traz um Luiz Gonzaga jovem e inexperiente. Após vários episódios difíceis em sua vida, ele acaba se destacando com o forró pé de serra. Depois do sucesso, o Rei do Baião precisa enfrentar, também, os conflitos de uma relação conturbada com o seu filho Gonzaguinha. 

 

4. Somos tão jovens (2013)

 

Dirigido por Antonio Carlos da Fontoura, traz a história do ídolo Renato Russo. Uma juventude brasiliense cheia de críticas para fazer e imersa no Punk Rock. A primeira banda do cantor foi o Aborto Elétrico. Ao desfazê-la, surgiu a icônica Legião Urbana. Contrariando as tendências da época, Renato aposta em uma banda sem solista. O filme é tão gostoso que dá gostinho de “quero mais” ao final.

 

5. Tim Maia (2014)

 

O drama bibliográfico, dirigido por Mauro Lima, traz a história de um dos mais polêmicos músicos do país. Marcado pela pobreza e pelo racismo, Sebastião Rodrigues Maia, mais conhecido como Tião Maia, consegue uma oportunidade de ir para os Estados Unidos. Lá, ele é preso por conta do roubo de um carro. Quando regressa ao Brasil, traz para a música local o estilo Soul. O  filme mostra como Tião virou Tim Maia e o seu conflito com Roberto Carlos.

Veja mais:

 

 

Wesley Anjos

Jornalista em formação, escritor e ator nas horas vagas. Típico amante das artes, é viciado em fabular e beber mate, não necessariamente nesta ordem.

Deixe uma resposta