home Audiovisual, PET/RTV, Variedades 6 filmes com a temática trans que você precisa conhecer

6 filmes com a temática trans que você precisa conhecer

Da redação SICOM-PET, Michelly Neris Alves

 

 No mês do Orgulho LGBT, o PET traz uma lista de filmes que abordam a transexualidade recomendados por Vitória G., produtora audiovisual transgênero. Os filmes listados vão do drama a comédia e focam em vários aspectos da vivência trans.

 

Meninos não choram (1999)

 

 

O filme é baseado na história real de Brandon Teena (Hilary Swank), que se muda para a cidade de Falls City, Nebraska. Lá ele se apaixona por Lana (Chloë Sevigny), e faz amizade com John (Peter Sarsgaard) e Tom (Brendan Sexton). Porém, tudo isso muda quando seus amigos descobrem que ele é um homem transgênero.

 

Transamérica (2005)

 

 

Bree Osbourne (Felicity Huffman) que está prestes a fazer a cirurgia de redesignação sexual. Porém, dias antes da cirurgia ela descobre que tem um filho, Toby (Kevin Zegers), que está preso Nova York. Bree decide então tirá-lo da cadeia, mas não tem coragem de dizer a verdade e se apresenta como uma missionária cristã.

 

Tangerine (2015)

 

 

Sin-Dee (Kitana Kiki Rodriguez) é uma prostituta transexual que acabou de sair da prisão e descobriu que seu namorado Chester (James Ransone) está a traindo com uma mulher cis gênero. Ela decide com a ajuda de sua amiga, Alexandra (Mya Taylor) ir atrás de Chester. Na época em que foi lançado, filme chamou atenção por ter sido gravado com um iPhone.

 

Hedwigi: Rock, Amor e Traição

 

 

O filme é uma adaptação de um musical da Broadway e mostra a trajetória de Hansel, nascida na Berlim Ocidental, que sonha em se mudar para os Estados Unidos e se tornar uma estrela do rock. Com a chegada de um oficial americano, Hansel vê seu sonho prestes a se tornar realidade, porém, para que isso aconteça Hansel tem de passar pela cirurgia de mudança de sexo, pois somente assim com eles poderão se casar. Assim nasce Hedwig que ao se mudar para os EUA consegue formar sua própria banda, The Angry Inch. No entanto ela se apaixona por Tommy Gnosis (Michael Pitt), um garoto de 16 anos que rouba suas músicas e se torna o astro que ela queria ser. Hedwig começa então a se apresentar em restaurantes e bares, buscando o reconhecimento por seu trabalho.

 

Minha vida em cor de rosa (1997)

 

 

O filme mostra a trajetória de Ludovic, uma garota transexual que está começando a assumir sua verdadeira identidade de gênero. Ela é apaixonada por seu vizinho, mas essas mudanças assustam sua família e vizinhos, que não conseguem aceitar a identidade de Ludovic.

 

Lado selvagem (2004)

 

 

Stéphanie (Stéphanie Michelini), é uma transexual que trabalha como prostituta. Um dia ela conhece Mikhail (Edouard Nikitine) e Djamel (Yasmine Belmadi), eles se tornam amantes e passam a viver juntos. Porém, Stéphanie recebe a notícia de que sua mãe está em estado terminal e decide, então, voltar para casa, junto com seus companheiros. Ao contrário de muitos filmes com temática trans, Lado Selvagem não foca na transição, mas sim em uma passagem da vida de uma mulher trans.

Deixe uma resposta