A computação nos desenhos animados

Da Redação SICOM PET, por Mariana Belo

O uso de computadores facilitou muito a criação do desenho animado e os movimentos ao longo das décadas ficaram cada vez mais reais.
Entre as muitas técnicas que surgiram, uma das que mais contribuiram para isso foi o keyframing, que consiste basicamente em dois desenhos: um definindo o ponto de início e outro o ponto de término do movimento onde o computador calcula transição entre um e outro de acordo com o tempo do filme. Essa técnica geralmente é utilizada em animações simples, sem muitos movimentos complexos.
O criador do processo foi Walt Disney, que desenhava vários quadros-chave e em seguida tentava desenhar vários quadros intermediários de forma que a sequência ficasse realista. O resultado dependia muito da habilidade dos animadores, que chegavam ao final por um processo de tentativa e erro, e várias vezes eram obrigados a alterar os quadros-chave para chegar a um resultado desejável.
Exemplo com 3 quadros-chave (keyframing) e 4 interpolações

 

No final da década de 70, uma nova técnica entra para o mundo da animação: O Motion Capture, processo que consiste em capturar movimentos de um ator real e jogá-los em um computador, em um modelo virtual. 
Conhecido também como Mocap, é muito utilizado pela indústria de filmes e videogames, para a construção de personagens e objetos 3Dque resulta em um movimento mais realista.
Apesar de ser muito mais rápido, o processo ainda é muito caro, e em virtude disso é utilizado apenas por grandes estúdios. Um dos grandes problemas dessa técnica é a de não criar possibilidades para o animador. Para isso, são então criados parâmetros para a inserção de outras técnicas.

 

Exemplo das etapas do Mocap
Os sistemas de captura do Mocap estão divididos em cinco categorias: sistemas ópticos, acústicos, magnéticos, mecânicos e o último mais utilizado atualmente, de mapeamento. Nos quatro primeiros, o ator veste uma roupa que transmitirá para o receptor o movimento. No último, técnica mais recente, um mapeamento é feito por um laser, que envia para o receptor, no caso o computador, as dimensões desse ator, fazendo com que ele tenha mais liberdade de movimentos.
Os filmes de animação nos surpreendem todos os anos. O sentimento a cada filme é de que a imagem e os efeitos estão tão reais e perfeitos que não podem melhorar. No entanto, as pesquisas no ramo da animação só aumentam, fazendo com que a evolução continue.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta