A instabilidade política e as reclamações das crianças no México

Da Redação SICOM PET,
por Gerardo Martínez
 – estudante intercambista da Universidad Nacional Autónoma de México 

Compreender a política mexicana é uma tarefa difícil e trabalhosa, não basta olhar apenas para os acontecimentos atuais. Uma boa análise crítica da situação social mexicana precisa acontecer mediante uma revisão d a história, ou seja, as bases do sistema político atual estão no passado mexicano, no qual existem os fatos e as respostas aos questionamentos em relação ao desequilíbrio social dos mexicanos.

A menos de um mês das eleições presidenciais do México, existe um ambiente de dúvida social sobre o que será do futuro político mexicano. Andrés Manuel Lopez Obrador, candidato da esquerda mexicana, e Enrique Peña Nieto, da direita, são os presidenciáveis definidos na competência presidencial na qual a candidata do Partido Acción Nacional (PAN), Josefina Vázquez Mota, ficou em terceiro lugar.
O poder da informação que tem a Televisa, empresa mexicana de televisão mais importante do país com presença na América Latina conhecida também como o gigante dos meios no México, é a base para sustentar o controle da população por parte do governo mexicano.
Na última semana, foi realizada uma entrevista com o candidato Andrés Manuel López Obrador no programa Tercer Grado, da empresa Televisa, na qual ficou nítida a oposição por parte dos jornalistas daquela empresa. Em contraste, para o mesmo programa também foi convidado o candidato Peña Nieto recepcionado com uma entrevista de tonalidade diferente.
Veja os vídeos de cada uma das entrevistas realizadas com candidatos:
 A violência, a corrupção, a pobreza e a criminalidade presentes na atualidade mexicana é um reflexo da instabilidade social que existe no país. É verdade que desde que a vantagem folgada do candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI) foi diminuindo e o apoio a Lopez Obrador foi aumentando desatou-se com força a campanha contra o candidato da esquerda. A situação do México está mudando para outros caminhos, outros desafios que nós mexicanos temos que enfrentar.
As novas gerações estão percebendo isso de uma maneira diferente, são ideias novas e revolucionárias que se acomodarão aos novos caminhos. Assista ao vídeo a seguir com as reclamações das crianças mexicanos:

Deixe uma resposta