A riqueza da gastronomia do México

Da Redação SICOM PET,
por Gerardo Martínez – estudante da Universidad Nacional Autónoma de México

Uma das coisas nós mexicanos nos sentimos orgulhosos é de nossa culinária. A comida mexicana é famosa em todo o mundo por sua grande diversidade e a fusão de ingredientes que faz um sabor único. A gastronomia do México foi declarada em 2010 Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (UNESCO). 
A base principal dos pratos mexicanos são a pimenta, o milho e o feijão. A maioria dos ingredientes é de origem indígena e sua elaboração também faz parte da invenção de sabores. Paso a passo, com experiência herdeira por séculos de tradição, é um presente para o gosto das pessoas e também um tempero saboroso. 

A comida mexicana da atualidade é herdeira de um passado diverso, resultado do choque cultural do antigo mundo. Essa conjunção entre os sabores suaves da comida tradicional espanhola e os fortes sabores da comida indígena deu como resultado essa comida que é reconhecida e significativa para todas as pessoas que têm a oportunidade de conhecê-la e experimentá-la. 

Caracteriza-se pela variedade de pratos e receitas e pela complexidade da preparação. Quando se fala de comida mexicana ao mesmo tempo se fala de uma identidade nacional, na qual estão presentes tanto as raízes do México antigo quanto as invenções do México moderno. 
Um exemplo é o Pózole, feito com milho nixtamal, consiste em uma sopa ou guisado com carne de porco, pimenta e outros temperos. É um prato típico em vários estados como Sinaloa, Michoacán, Guerrero, Jalisco, Morelos, México e Distrito Federal. 

É muito importante destacar o jitomate, o cacau, o aguacate, o calabaza, o nopal e a vainilla porque faz parte da culinária e foram os alimentos da terra para os povos e culturas pré-hispânicas ou do México pré-colombiano. 

Alguns pratos tradicionais mexicanos são: El burrito, Carnitas, Chilaquiles, Enchiladas, Frijoles Refritos que é feijão cozido amassado e frito, também pode-se encontrar pratos como o famoso guacamole, o huitlacoche, mole, nopales, pico de gallo, quesadillas, sopes, tacos, tamales e tostadas a maioria feitos com milho nitamal e os famosos aperitivos nachos e totopos que é tortilha frita. 
Com esse reconhecimento se comprova novamente que o México é muito rico não só em riquezas da natureza, cultura e tradição, mas também em sabor.

Deixe uma resposta