A Wikipédia dos podcasts

Da Redação Sicom PET, por Wagner Wakka Alves
Os podcasts são uma das formas de consumo de produção de áudio na atualidade. Criado no início desse século, esse novo formato propunha fazer o que o Youtube fez com os vídeos, ou seja, uma versão do consumo on demand  para o áudio. O nome vem do inglês, na mistura de iPod com Broadcast, já que a ideia inicial era a reprodução dos programas nos dispositivos da Apple. Hoje em dia, contudo, esses conteúdos podem ser baixados para outras plataformas em sites e celulares à vontade do ouvinte.
Contudo, nem sempre é fácil baixar e ouvir esses produtos, ou até mesmo interagir com o leitor. É nessa vertente que o podcaster (assim chamado o locutor ou produtor do podcast) Eduardo Baião traz a proposta do “megacasting”. A ideia é criar uma plataforma que possibilita unir todos os podcasts em um só lugar, além de garantir a possibilidade de interação de conteúdos que não somente o auditivo.
Para isso, Eduardo criou o Megaboga Casts, um aplicativo (atualmente disponível  apenas para os dispositivos IOS, ou seja, produtos da Apple) que pretende fazer as funções acima descritas. Ele mesmo explica um pouco mais no áudio abaixo. 

Assim, se o podcaster fizer a citação de um filme ou ator, o aplicativo poderá disponibilizar cenas do filme ou até mesmo fotos do artista citado. Além disso, o proposta de Eduardo é permitir que os usuários também coloquem informações nos podcasts que escutou, inserindo links, vídeos, músicas, fotos e comentários.  Como Eduardo mesmo diz, a ideia é criar um Wikipediado áudio na internet.
Por exemplo, no episódio 171 do podcast Matando Robos Gigantes, os locutores falam sobre o filme Amanhecer – parte 2 e mostram, durante a discussão, imagens que interagem com as falas deles. No ícone com o mais é possível que o próprio usuário faça sua participação. 
Se quiser conhecer mais sobre o aplicativo, basta entrar no site Megabogacasts

Deixe uma resposta