Assembléia apresenta Rádio Unesp Virtual aos calouros

Projeto de extensão sintoniza teoria e prática
Da redação SICOM PET, por Mariana Caires
Na noite da última segunda feira (04/03), os coordenadores da Rádio Unesp Virtual apresentaram o projeto para os novos alunos da FAAC. A RUV está no ar desde 2004 como atividade de extensão da universidade e conta com programas nas áreas de jornalismo, esportes e entretenimento, todos produzidos por alunos de Comunicação Social da Unesp de Bauru. 
A Assembléia contou com presença em massa dos “bixos”, que conheceram a estrutura do projeto e saíram cheios de vontade de participar da Rádio Virtual. “Espero adaptar meus horários para entrar para a rádio, é uma ideia bem bacana para quem está no primeiro ano, porque vai aproximando o aluno do trabalho de verdade”, conta Nathalie Portela, caloura de Jornalismo. 
O projeto é realmente estimulante, todos os alunos podem ter alguma função na rádio. “É um projeto em que você pode começar como repórter, tornar-se editor de algum programa e depois de um tempo coordenar algum núcleo”, explica Bárbara Figueiredo, Coordenadora Geral da RUV. A estrutura da rádio é organizada em núcleos: Técnico, de Comunicação, de Vinhetas, de Programação, de Locução, de Esportes, de Entretenimento e de Jornalismo, este último, com diferentes editorias. Sobre o método de trabalho, Bárbara conta que cada editoria tem seu chefe de reportagem, que seleciona as pautas e as encaminha para um repórter com um deadline,  “o repórter envia as matérias para um editor, que monta o roteiro do programa, que então é gravado no nosso estúdio”. 
Os professores tutores do projeto são Juliana Betti, Roseanne Andrello, Juarez Xavier e Dino Magnoni, mas quem realmente toca a Rádio, explica Dino, são os alunos. 
A RUV é um espaço de aprimoramento das técnicas aprendidas em sala de aula e produz material colaborativo com responsabilidade social, sendo uma importante ponte entre a universidade e a comunidade. 
Nas próximas semanas, a RUV realiza oficinas de práticas radiofônicas e abre o processo de seleção dos novos participantes. Acesse o site da rádio, conheça a equipe e fique por dentro da programação!

Deixe uma resposta