CinePET apresenta Mostra Universitária na Virada Audiovisual

O Enxame Coletivo, em parceria com cinco cineclubes de Bauru, promove neste sábado (19), das 14h às 2h, a Virada Cultural do Audiovisual, uma alternativa à Virada Cultural Paulista do Interior que acontece no mesmo dia. O evento acontece na Antiga Estação Ferroviária de Bauru, localizada na Praça Machado de Melo, Centro.O CinePET, organizado pelo Grupo PET-RTV, entrará na programação da virada alternativa com a exibição de seis curtas universitários.
A programação é colaborativa e terá 12 horas de exibições de filmes, contando com a participação do Extinção Discos, Ouro Verde 100% Arte, Ponto de Cultura Aldire Pereira Guedes, Grupo PET-RTV e Museu da Imagem e do Som.
A proposta do evento é dar espaço para linguagens que não são contempladas na programação da Virada oficial como o audiovisual com mostras de longas, média e curtas metragem. 
CinePET: Mostra Universitária:

TRIBULAÇÕES, de Shelsea Husch, UNESP

Almir, 30 anos, é um homem rico que vive com seu primo mais velho, Levi, à custa de investimentos que faz com o dinheiro herdado de seu pai. De repente se vê em uma situação nunca enfrentada antes: sua possível falência, somada à rejeição de sua namorada, que terminara o namoro alguns dias antes. Diante dessa situação, decide não viver mais, e após alterar termos de seu seguro de vida na Centenária, sua seguradora, pede a Levi que o mate. Relutante, Levi aceita, porém mais tarde revela que pediu a um antigo colega do exército, Antonio Oliveira, para fazer o serviço. Sabendo disso, Almir se desespera, pois sua ex-namorada entra em contato e uma notícia o faz acreditar na possibilidade de recuperar sua fortuna. Desiste de seu plano de morte e sem encontrar Levi, decide pedir ajuda à seguradora, que disponibiliza dois seguranças para protegê-lo em tempo integral. Almir, Grego e Frito saem em busca de Levi e Antonio Oliveira, até que o período de cobertura do seguro expira, e Almir, sem a proteção dos seguranças, é seqüestrado. Desesperado e prestes a morrer, Almir se surpreende quando retiram sua venda e mordaça, recebendo um beijo de sua ex-namorada e os vivas e urros de seus amigos, que armaram tudo.

ABUSO, de Vitor Romera, UFSCAR

 Augusto Ferraz é um professor do ensino fundamental de uma instituição de ensino particular. Viviane é uma de suas alunas, e a responsável por disseminar um boato que irá crescer a cada minuto. O curta incita a reflexão sobre as consequências do poder da mídia quanto à disseminação de informações, porém, o foco não é o veículo em si, mas as pessoas que se vêem envolvidas nesta rede de especulações. O jornalismo irresponsável e o modo irrefreado como as notícias correm e se transformam em todos os veículos midiáticos, acabam por transformar a vida real em um espetáculo.

À PROCURA DE UMA DIGNIDADE, de Paula Costa e Raquel Feldman, UNESP
Sra Jorge Xavier é uma idosa de classe média alta que se descontenta com seu envelhecimento devido a pequenos acontecimentos de sua vida as decepções começam quando procura por uma convenção e demora a perceber que estava no lugar errado frustrada a senhora tenta resgatar sua juventude por meio de velhos discos e fotos de Roberto Carlos.

SERVIÇO DE PROFISSIONAL, de Felippe Lima, UNESP

Adaptação audiovisual da história em quadrinho de Wander Antunes e Spacca publicada em uma edição especial da revista Canalha, “Serviço de profissional” é a história de um assassino de aluguel que pretende ensinar o espectador a ser um “profissional” em homicídios. Paulão é contratado para matar Garcia. Durante a narrativa, o assassino explica as estratégias que devem ser usadas para matar a vítima. Todavia, Paulão, ao executar seu plano, é surpreendido por Garcia e acaba sendo morto por ele no final, o que leva o espectador a reinterpretar a história, agora questionando a veracidade dos fatos e ensinamentos narrados por Paulão, bem como sua capacidade de cometer crimes. O vídeo de dezessete minutos tem um tom irônico e cômico concentrado no personagem principal que tem (e busca passar) uma imagem de si que não corresponde com a realidade.

POR NÓS, GENI de Rafaela Bortoletto, UNESP

Geni é uma prostituta que vive em uma cidadezinha do interior paulista. Ela é uma mulher forte e independente, leva uma vida pacata e sem muitos amigos. A sociedade é hostil a sua presença. Tudo muda quando Sr Torres, o novo dono da fábrica que sustenta a cidade, chega com a intenção de demoli-la”.
A VISITA, de Mariana Shigekyio, UNESP
Valentina vive feliz e tranquila com sua família quando a inesperada aparição de seu marido, que estava desaparecido a mais de trinta anos, muda drasticamente a sua vida. Sem saber lidar com a presença do homem, que continua estático em seu jardim, Valentina adentra em uma jornada emocional que a fará questionar o significado de sua existência até ali.

Deixe uma resposta