Comunicação e Cinema na SeCom 2013

Da Redação Sicom PET, por Raquel Oyakawa
 

“O cinema é a mais perversa das artes. Ele não lhe dá o que você deseja – mas diz como desejar”. A frase, de autoria do filósofo e teórico crítico Slavoj Zizek, resume em poucas palavras a influência que a sétima arte tem sobre nós, mas que muitas vezes se passa despercebida. O cinema está presente no nosso cotidiano de diversas formas, seja em conversas casuais, tardes entediantes ocupadas por filmes de sessão da tarde ou idas ao shopping com os amigos − assistir filmes é visto na maioria das vezes como forma de entretenimento, mas essa experiência vai muito mais além. O cinema é um imenso meio de comunicação em massa, capaz de transmitir valores e ideologias.

 
Não só filmes de cunho político e documentários, mas desde os filmes infantis que assistimos quando crianças até comédias “escrachadas” que parecem não ter conteúdo carregam algum tipo de mensagem. Justamente por parecer inofensivo e ter um grande alcance é que o cinema se torna uma forma de comunicação tão forte na formação das pessoas; seu poder de persuasão está além da superfície, por isso não o notamos.
 
Essa relação entre comunicação e cinema será um dos temas dos grupos de discussão da Semana da Comunicação 2013 (Secom), evento que trará vários outros grupos de debate com tópicos relacionados à Comunicação Social, além de oficinas, palestras e apresentações.
 
A programação geral da Secom se encontra no site do evento. Mais informações também pela página do Facebook.

Deixe uma resposta