Confira 8 ferramentas para detectar plágio em trabalhos acadêmicos

Da redação SICOM PET, por Kelly De Conti

O plágio acadêmico se configura quando alguém retira, seja de livros ou da internet, idéias, conceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou) sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa. Essa definição faz parte da cartilha “Nem tudo que parece é: entenda o que é plágio”), divulgada pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Créditos: Digital Photos
O tema está cada vez mais em pauta com o avanço do número de sites que realizam comércio de trabalhos acadêmicos. Muitos destes são arquivos prontos, que estão disponíveis na rede. Também há casos em que estudantes e até mesmo professores utilizam a internet para copiarem textos sem especificar a fonte de consulta.

Para ajudar a detectar os “ladrões acadêmicos”, vários sites e softwares fazem a busca de indícios de plágios. Confira alguns deles na lista abaixo:

Turnitin
No site, há um programa de identificação de plágio que busca em mais de 12 idiomas, inclusive o português. Ele é usado por mais de 1 milhão de professores em todo mundo.

iThenticate
O iThenticate ganhou muita popularidade nos últimos anos. Já checou mais de 25 milhões de arquivos, entre artigos, livros, sites e outros.

Plagiarism Detect
Basta fazer upload do arquivo ou copiar o texto no site para que o Plagiarism Detect busque plágio gratuitamente.

Plagius
Este software analisa documentos de diversos formatos, como DOC (ou DOCX), PDF, OpenOffice, HTML e outros. O site possui versão em português e inglês.

Ephorus
O software Ephorus possui uma versão demo, mas após algumas buscas é necessário pagar pela licença do produto.

Farejador de Plágio
O site brasileiro busca textos em português.

Jplag
O software JPlag faz uma busca entre os textos selecionados pelo usuário. Ele não rastreia conteúdos online. Pode ser utilizado, por exemplo, por professores que desejam comparar a autenticidade os trabalhos desenvolvidos por estudantes.

DOC Cop
O site DOC Cop possui apenas versão em inglês, mas também realiza busca em outros idiomas.

Deixe uma resposta