Crowdfunding, a famosa vaquinha online

Conectando Possibilidades, programa promovido pelo Sesc Bauru em parceria com o Blogando abriu a programação 2015 com a presença de Ariel Tomaspolski, um dos fundadores da plataforma de crowdfunding Juntos.com.vc

Da redação SICOM-PET, Laura Fontana

Atualmente, os financiamentos coletivos são uma das principais formas de conseguir alavancar projetos e ideias, porém nem todos sabem exatamente como ele funciona, como devem proceder para conseguir expor seu trabalho de forma adequada, garantindo visibilidade e consequentemente apoio ou como doar com segurança.

O Conectando Possibilidades, programa promovido pelo Sesc Bauru em parceria com o Blogando abriu a programação 2015 com a presença de Ariel Tomaspolski, um dos fundadores da plataforma de crowdfunding Juntos.com.vc. Convidado para abrir o debate acerca do financiamento coletivo, Ariel respondeu a boa parte das perguntas de “investidores” e “criadores” para explicar por que optar pelo crowdfunding pode ser uma boa para os projetos.

A palestra aconteceu no último dia 25, às 19h, no Sesc Bauru. A entrada era franca. Abaixo, as respostas às principais dúvidas

O que é Juntos.com.vc?

A Juntos.com.vc é uma organização sem fins lucrativos que possibilita o financiamento de projetos com impacto social. Usamos uma plataforma de crowdfunding para viabilizar que projetos idealizados por ONGs e empreendedores sociais se tornem realidade com a ajuda financeira de pessoas e empresas que se identificam com as mais diversas causas. Não cobramos nenhuma comissão do valor arrecadado. Nosso objetivo é incentivar e estimular a cultura de doação no Brasil e dar visibilidade a projetos que geram impacto na sociedade.

juntos

Mas o que é Crowdfunding?

Olha, Crowdfunding é só uma palavra. O que ela significa – em tempos de Internet e redes sociais – é o que realmente importa. Traduzindo para o português seria algo como “financiamento pela multidão”. E assim, no nosso caso, é a possibilidade de ter várias pessoas contribuindo com pequenas e médias quantias, de maneira colaborativa, para a realização de um projeto social. Vamos mobilizar uma multidão não só para financiar um projeto ou outro, mas para definitivamente se envolverem com o que acontece de mais bacana e impactante no setor social. Na prática, é uma oportunidade de exposição da ONG e da divulgação da ideia do empreendedor social por meio da captação de recursos para um projeto específico, com começo, meio e fim, com envolvimento do doador por meio de devolutivas criativas!

crowdfunding

Se a Juntos não cobra comissão, como ela se sustenta?

Não cobramos nenhuma comissão pois acreditamos que qualquer valor faz a diferença para um projeto social acontecer! Por isso, desde o começo nos preocupamos em captar recursos para podermos oferecer esse serviço sem nenhum custo, e assim tem sido. Todos os doadores do site, na hora de doar também podem doar para a Juntos, para crescermos de uma forma colaborativa e sustentável.

Print

De onde vem as doações para os projetos?

As doações vêm em sua grande maioria de pessoas físicas. A própria rede da instituição ou do empreendedor social é a responsável pela captação. A Juntos.com.vc auxilia na comunicação e presta consultoria na formatação do projeto e na estratégia da campanha, mas não apoia financeiramente nenhum deles.

O que significa tudo ou nada?

O projeto só recebe o dinheiro arrecadado e entrega os reconhecimentos oferecidos caso atinja ou supere sua meta financeira de arrecadação dentro do prazo estabelecido. Caso isto não aconteça, os doadores tem a opção de pedir o estorno ou de reverter a doação em créditos que podem ser utilizados para apoiar outro projeto no site!

E como os projetos são escolhidos?

Os projetos apresentados serão analisados e avaliados considerando os seguintes critérios:

-Adequação da proposta com a atuação da Organização e do empreendedor social com o modelo de Crowdfunding;

-Urgência de realização e/ou importância do projeto para a causa;

-Qualificação da equipe que fará o projeto acontecer;

-Atuação em comunidades vulneráveis, situadas em regiões do país com baixos indicadores educacionais, sociais de desenvolvimento humano, entre outros;

-Existência de capacidade instalada e planejamento definido para realização do projeto.

Quem poderá participar de uma campanha online?

Poderão candidatar-se organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e empreendedores sociais que apresentem projetos com o objetivo principal de promover a inclusão social, o empoderamento e a inclusão de populações em situação de vulnerabilidade, a erradicação da pobreza, o desenvolvimento humano e social, a preservação do meio ambiente e animais, a garantia dos Direitos Humanos e outras temáticas cuja importância social e comunitária seja facilmente comprovada.

árvore

Como faço para doar para um projeto?

É super fácil e rápido! Primeiro você tem que fazer seu cadastro no site, que dura menos de 1 minuto. Depois vá para a página principal para ver que projetos estão no ar precisando de financiamento coletivo. Conheça um a um, todos são muitos bacanas e precisam muito de ajuda. Depois de escolher é só clicar em “Quero contribuir” e ir seguindo o passo a passo que é super didático e fácil, você vai escolher o valor o qual quer contribuir, a forma de pagamento e prontinho!

Se o projeto for bem-sucedido o dinheiro será liberado para a instituição realizar o projeto, e se você quiser, receberá todas as atualizações do projeto para o qual você doou no seu email.Se, ao final do prazo de arrecadação, o projeto não atingir a meta financeira, você poderá receber todo o seu dinheiro de volta ou o valor vira créditos para você apoiar outro projeto do site!

Ao final da apresentação de Ariel, evidencia-se a necessidade de incentivarmos a cultura da doação no Brasil e o crowdfunding surge como a mais nova forma de ajudar os outros. Quem incentiva faz porque gosta e se identifica com os projetos. Surge a oportunidade de fazer parte de algo grande, mesmo contribuindo com pouco. É a vaquinha digital que abraça ideias e realiza sonhos por meio de pessoas que anseiam por ajudar.

multidão

Confira algumas plataformas de financiamento coletivo e alguns projetos bem sucedidos!

1) Catarse

2) Kickante

3) Benfeitoria

4) Bicharia

5) Queremos

*Informações oferecidas pela Juntos.com.vc

Deixe uma resposta