Depois do Diploma: Vida Profissional e Mercado de Trabalho

Da redação SICOM PET, por Leila Rangel

Dentro da estrutura de uma universidade existe uma série de possibilidades a serem exploradas pelo estudante desde seu ingresso: projetos de extensão, iniciação científica, educação tutorial, empresas juniores e estágios em empresas e até mesmo outras instituições de ensino como escolas da rede pública e privada.
Muitas vezes esse excesso de oportunidades faz com que seja difícil escolher o caminho durante o curso ou mesmo seus desdobramentos profissionais e torna o final da graduação uma espécie de futuro distante e estranho.
A preocupação com o rumo a ser tomado depois da faculdade costuma envolver variáveis como conseguir um emprego para não depender mais da família, ser bem-sucedido em pouco tempo, ganhar bem e ser reconhecido na área, considerando-se que os conceitos de sucesso e reconhecimento variam.
Muitos podem se imaginar saindo da formatura com o diploma numa mão e um contrato de emprego na outra, ou ao contrário, indo do baile para o banco da praça.
Dentro de dúvidas, sonhos e possibilidades de continuidade da carreira, seja ela acadêmica numa pós-graduação ou comercial numa editora, emissora ou um negócio próprio, compartilhar tais ideias com quem já passou por tudo isso e ainda está procurando uma resposta ou já está bem estabelecido em sua área é um meio de clarear e descobrir caminhos.
Nesta proposta de compartilhamento de experiências a Semana da Comunicação de 2013 realizará uma mesa redonda com Fábio Procópio, Fabio Turci e Igor Felippe Santos.
Fábio Procópio – Relações Públicas formado pela Unesp, trabalhou na startup VivaReal Network, em Bogotá (Colômbia) prestando serviços na área de Relações Públicas e Mídias Sociais, em Ribeirão Preto (SP) atendeu marcas como Natura, Coca Cola e McDonald´s na assessoria de imprensa Conceito Comunicação, atualmente está no departamento de marketing e eventos da Editora Saraiva.
Fabio Turci – Tem formação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Unesp/Bauru em 1997, trabalha há 10 anos na TV Globo da grande São Paulo, vencedor do Prêmio de Jornalismo da Comissão Europeia de Turismo 2011 e do Prêmio Confederação Nacional da Indústria de Jornalismo em 2012.
João Flávio – Mestre em Comunicação também pela UNESP de Bauru, atua como discotecário-programador e produtor na Rádio Unesp FM.  Pesquisa os códigos sonoros presentes na produção midiática e ministra cursos correlativos, tendo atuado como professor-bolsista no curso de Comunicação Social na mesma instituição. Atualmente, também trabalha como docente na Universidade Paulista (UNIP) ministrando aulas relacionadas à disciplina de Criação e Produção em Rádio e em Audiovisual para o curso de Publicidade e Propaganda.
A mesa-redonda acontecerá na sexta-feira, dia 25/10, a partir das 19h e tem por objetivo motivar os estudantes a conhecer mais sobre as áreas relacionadas dos cursos de Comunicação Social e discutir as relações destas áreas no mercado de trabalho.
A programação completa da SeCom 2013 está disponível no site e no Facebook do evento.

Deixe uma resposta