Desligamento da televisão analógica tem data definida no Brasil

Governo federal decidiu que o sinal da TV analógica começará a ser desligado em 2016
Da redação SICOM-PET, Laisla Rodrigues

 

No último dia 23 (segunda-feira), o Ministério da Comunicação publicou no Diário Oficial da União a organização das datas do desligamento da TV analógica. De acordo com o cronograma, o desligamento terá início em 2016 e terminará em 2018.
(Créditos: Viaeptv.com)
Em 29 de novembro de 2015 será realizado o projeto piloto no qual apenas o sinal do município de Rio Verde, no Ceará, será desligado. Seguindo lógica do início das transmissões da TV digital, as maiores cidades do país serão afetadas primeiro. Assim, A TV analógica começará a ser desligada em 2016, primeiramente em Brasília, São Paulo e Belo Horizonte.
A partir do fim do programa de desligamento, as frequências usadas pela TV analógica ficarão liberadas no país para que sejam utilizadas nas transmissões de telefonia móvel e dados em alta velocidade. Isso será fundamental para liberar as faixas para as transmissões de banda larga 4G, que utilizarão as frequências até agora usadas pela televisão analógica.
Daniel Slaviero, presidente da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (Abert), em entrevista para O Globo, comentou a importância da realização do teste em Rio Verde, para conferir a dimensão dos problemas. Para ele, o maior problema deles (repetição de palavra) está na recepção da TV digital, já que a população de menor poder aquisitivo teria que possuir conversores e televisores digitais. Segundo O Globo, o governo federal afirmou que pretende desenvolver um plano de auxilio às famílias de baixa renda para a aquisição de conversor ou TV digital.

Deixe uma resposta