Dosando imagens e texto para boas produções

Da Redação Sicom PET, por Caroline Lima

 

Recentemente, a revista Bravo veiculou uma lista em que o Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos – o Writers Guild of America – publicou, com os 101 melhores roteiros da história do cinema.
Esses profissionais, inseridos no mercado cinematográfico norte-americano, selecionaram entre milhões de produções audiovisuais para cinema apenas 101 roteiros, que se destacaram por algumas características que as elevaram a essa posição de grande prestígio. A importância do texto no audiovisual é fundamental. A imagem combinada com um bom roteiro resulta nas grandes produções.
Aqui, no PET Interdsciplinar de Rádio e TV da Unesp- Bauru, nos classificamos como um projeto interdisciplinar. Temos alunos de Rádio e TV, Jornalismo, Design e Relações Públicas trabalhando juntos em diversas produções e projetos de pesquisa. Obviamente, as produções audiovisuais como o programa Atalho são coordenadas por alunos de Rádio e TV, que têm disciplinas específicas na graduação, possibilitando fazer um trabalho profissional. Mas os radialistas não estão sozinhos nessa, temos alunos de jornalismo que fazem captação de imagens, entrevistas e até se arriscam na edição dos vídeos. Também os designers que trabalham toda parte gráfica das produções.
Ao assistir um filme ou simplesmente um vídeo de alguns minutos, todas essas etapas parecem muito simples até alcançar o resultado final. Para quem acompanha de perto a produção de qualquer material audiovisual fica nítido o trabalho e o tempo demandado para que tudo saia perfeito e para que o roteiro faça sentido. E casar imagens e texto nem sempre é simples. É preciso estar atento aos detalhes para fazer a combinação ideal.
Dessa forma, uma lista com os 101 melhores roteiros do cinema não pode ser subestimada. Esses gênios, juntamente com os diretores e toda a equipe envolvida, são criadores de obras de arte vitalícias na indústria cinematográfica e servem de referência. Para os alunos em formação na área do audiovisual é importante para aprenderem a técnica em si. Para as pessoas não diretamente envolvidas, assistir um filme desses é uma boa forma de engrandecer o seu repertório cultural.

A lista completa pode ser vista no site do Writes Guild of America.

Deixe uma resposta