“El Chavo del 8” no México e “Chaves” no Brasil

Da Redação SICOM PET,
por Gerardo Martínez
 – estudante intercambista da Universidad Nacional Autónoma de México 

Foi por meio de um humor ingênuo e variado que “El Chavo del Ocho”, “Chaves” no Brasil, se tornou um dos seriados mais famosos da televisão na América Latina. 
Em 20 de junho de 1971, um grupo de autores, liderados pelo o escritor e roteirista Roberto Gomez Bolaños, começou a transmissão da famosa série de televisão “El chavo del 8”. Trata-se da história de um garoto órfão e muito humilde, que vive na periferia de uma grande cidade, e tem como “esconderijo” um barril localizado no pátio principal de uma vila de classe média baixa onde passa todo o seu dia. Lá, ele convive com vizinhos de personalidades únicas, com os quais sempre está envolvido em divertidas situações. A série aborda críticas sociais relativas à convivência entre vizinhos, satirizando atitudes genuínas com piadas rápidas e, às vezes, perspicazes a cada episódio. 
A série teve forte presença nas diferentes gerações no Brasil. Todos os jovens se lembram de que quando crianças eles assistiram a série, bem como seus pais também. No México também é a mesma situação, mas um pouco diferente. Lá, temos fortes lembrança da turma da vila, a cujo auge foi alcançado nos anos 1980. “El Chavo del Ocho” é uma série das gerações do passado, mas que vem conquistando novas gerações com a ajuda da tecnologia, como é o caso do recém lançado desenho animado. 
Foi no dia 21 de outubro de 2006 que “El Chavo, La serie animada”, conhecido também como “Chavo Animado”, queno Brasil foi chamado de “Chaves em desenho Animado”, estreou no México e, logo em seguida, teve presença marcada no mundo e passou a ser exibido pelos canais Cartonn Netmork e pelo Boomerang. 
Uns dos fatos que fez a série ser sucesso no Brasil foi a excelente dublagem, com vozes bem semelhantes aos originais e piadas adaptadas à cultura. Com essa mistura de sucesso, o seriado foi bem aceito pelo povo brasileiro desde as crianças até os adultos. Sem dúvida é uma série que marcou a presença da produção televisiva mexicana na América Latina e, sobretudo, no México e no Brasil. 
“El Chavo del 8” ou “Chaves” é a mídia entre duas culturas irmãs, dois países que compartilham lembranças. 

Assista aos vídeos das canções mais importantes do “Chaves” ou “El chavo del 8”:


1) Abertura do seriado “El Chavo Del Ocho”:

2) “Que bonita Vencindad” – versão inédita no Brasil

3) “Eso, eso” – versão de 1979

4) “Cri cri”- inédito no Brasil

5) “Um Riconcito Especial” – inédito no Brasil

Deixe uma resposta