EnaPET 2013: pensando a nossa identidade, avaliação e expansão

Recife acolheu PETs do Brasil inteiro em discussões, apresentações e atividades culturais

Da Redação Sicom PET, por Mariana Caires

Depois de muita expectativa, enfim chegou o Encontro Nacional dos PETs de 2013. Entre 1 e 6 de outubro, mais de 1550 PETianos e tutores se reuniram no evento que pensa os moldes e o futuro do Programa de Educação Tutorial.
Se você não souber o que é um PET, basicamente, todo Programa de Educação Tutorial deve fomentar o tripé Ensino-Pesquisa-Extensão, que é fundamental em qualquer universidade pública brasileira. Esse é um Programa sustentado pelo Ministério da Educação, mas em alguns casos, como o do PET-RTV, a verba destinada ao grupo provém da Instituição de Ensino.
Aqui vão alguns links para te inteirar no assunto:
Existem PETs em várias universidades públicas e cada um tem sua área de aplicação. O ENAPET é o momento ideal para que todos os tipos de grupos se expressem a fim de refletir sobre o Programa como ele é e de pensar em novas formas de atuação.
Todo ano, antes do ENAPET, são realizados os encontros regionais do grupo que têm como função encaminhar diretrizes para o encontro nacional. Esse ano, a troca de experiências entre PETs do Sudeste PET foi organizada pelos grupos da UNESP e aconteceu em Ilha Solteira. Confira o nosso relato sobre o XIII Sudeste PET.
O EnaPET de Recife foi organizado pelos PETs das Universidades Federais do Estado de Pernambuco: a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mais de 270 estudantes prepararam o evento para todos os PETs do país. As principais atividades aconteciam nas salas e anfiteatros da UFPE, e foi lá que os PETianos se ‘alojaram’ durante os seis dias de evento.
Alojamento
“As barracas, os banheiros químicos e os contêineres eram desafios diários que até ajudaram na integração dos PETianos que se aventuraram no alojamento”.
A programação do 18° ENAPET foi baseada no tema Maioridade PET: Identidade, Avaliação e Expansão. Os grupos de discussão e de trabalho, as mesas redondas, apresentações de trabalho e a Assembléia final foram os meios encontrados para sustentar as discussões sobre o Projeto.
As apresentações de trabalho aconteceram na Universidade Rural do Estado de Pernambuco e o PET Interdisciplinar em Rádio e Televisão divulgou a sua experiência como um grupo que agrega diferentes cursos da graduação.
Banner de apresentação do PET-RTV
Veja a Programação do evento aqui.
O Encontro de PETs em Recife não poderia deixar de lado a cultura da região. Houveram diversas apresentações culturais e oficinas também:
Confira a programação cultural do evento aqui.
As discussões feitas no EnaPET são todas encaminhadas para a Comissão Executiva Nacional do PET (CENAPET) e serão discutidas nos próximos encontros. Logo menos, divulgaremos a ata oficial do encontro de 2013
Se você foi ao encontro de Recife, não se esqueça de preencher o questionário de avaliação do evento!
E o próximo EnaPET já tem local e data definidos: Será na Universidade Federal de Santa Maria em julho de 2014. O tema para o encontro será Inovação e Formação: o desafio dessa construção. Acompanhe todas as novidades pelo site oficial do evento.

Deixe uma resposta