Fenômeno da publicidade André Rabanea no Unespp

O palestrante convidado conta como iniciou sua carreira de forma nada convencional no mundo das agências publicitárias


Da Redação do SICOM PET, 
por Jakeline Lourenço


Na quarta feira dia 26,  o segundo dia de Unespp (o evento de Publicidade e Propaganda da Unesp de Bauru), trouxe a palestra com o publicitário Andre Rabanea.

Antes de a palavra ser concedida ao convidado, o chefe do Departamento de Ciências Humanas, Jean Cristus Portela, o vice diretor da FAAC Nilson Giardello e a coordenadora da  Agência Propagação,  a Profa. Dra. Lucilene Gonzales, abriram o evento.

Entre as solenidades e boas vindas aos participantes os três representantes  deixaram evidente o desejo de se ter um curso de publicidade completando os cursos de comunicação da FAAC. ‘’Espero que estejamos caminhando rumo a abertura de um curso de publicidade e propaganda na Unesp. Esse é um grande desejo de todos nós’’ declarou a Profa. Lucilene.

Em seguida foi dada a palavra ao palestrante da noite, Andre Rabanea.
O Jovem Publicitário
Andre é um  publicitário de 30 anos recém completos, que em seus 13 anos de carreira já ganhou mais de 25 prêmios pelo seu trabalho com a agência publicitária Torke, da qual é dono e fundador.

Ao longo da palestra, André contou de forma bem humorada e descontraída o caminho percorrido desde seu primeiro emprego na área de publicidade, aos 17 anos, até hoje como dono de uma agência multinacional, que já criou campanhas publicitarias para empresas como FOX, Peugeot, Citroen , LG, entre outras.

Para conseguir o primeiro emprego André conta que, diante da pouca experiência e apenas no primeiro ano do curso de publicidade, suas chances eram baixas. Então, resolveu arriscar: estudou profundamente a vida de um dos donos da empresa onde almejava trabalhar, até descobrir o endereço residencial do chefe.

Com o endereço em mãos, André madrugou na porta da casa para conseguir pegar  o jornal do dia com o entregador. De posse do jornal, anotou no caderno de artes seu número de telefone, com a seguinte mensagem ‘’Se você está lendo isso é por que eu consigo chegar até as pessoas de forma diferente. Me ligue’’. A ousadia surpreendeu o dono da agência, que entrou em contato com André e  deu a ele  oportunidade que tanto queria.

Com esse histórico, o publicitário afirma que nada é mais justo do que agir da mesma forma com seus futuros funcionários. Segundo ele, sua empresa pouco liga para o currículo e para a  formação dos candidatos. ‘’A gente avalia as pessoas pela experiência de vida delas, não se ela tirou 10 na prova. Isso é o que nos faz diferentes, caso contrário nós teríamos as mesmas ideias que as outras agências têm. ’’

Entre os processos seletivo já aplicados pela Torke, André destaca um em que os entrevistados foram as mães dos candidatos. ‘’Ninguém melhor pra vender a imagem de alguém do que a própria mãe, não é mesmo?’’ brinca.
A  Torke
A agência Torke trabalha com um tipo de publicidade inovador chamado marketing de guerrilha. Esse tipo de marketing consiste em realizar ações de grande impacto, de forma que a publicidade aconteça como consequência dessas ações, fazendo com que o público seja o principal meio de divulgação da marca, através do boca a boca. O marketing de guerrilha também trabalha para que as ações virem notícia, despertando o interesse dos jornalistas e dos meios de comunicação em geral, gerando publicidade de forma gratuita.

Entre as inúmeras campanhas de sucesso que foram mostradas durante a palestra, André destacou suas duas preferidas.  Uma  delas é a campanha feita para um site de compras coletivas português, o Forretas. Para reforçar a filosofia da marca de que ‘’cada centavo conta’’ foi depositado 1 centavo de euro na conta de 100.000 portugueses, escolhidos de forma aleatória. Quando o cliente olhava seu extrato bancário e via o deposito feito em sua conta no nome do site, acabava repassando o fato curioso aos seus conhecidos, gerando uma publicidade boca a boca que se multiplicou rapidamente, principalmente através das redes sociais. ‘’Chegou uma hora que tinha gente dando o número da conta pra receber o depósito só pra participar, só por diversão’’ relata André.

Mas a campanha preferida de André foi feita apenas por diversão, como  uma brincadeira entre os colegas da agência.

Um casal de famosos portugueses teve uma filha, e contrariando as expectativas, colocou o nome da pequena de Lyonce Viiktórya, uma junção do nome dos pais. O fato gerou muitos comentários de reprovação  entre a população portuguesa, uma vez que não é comum no país batizar uma criança com um nome ‘’inventado’’ (na verdade é proibido por lei para os portugueses, mas o pai da criança é angolano.)

Por diversão os publicitários da Torke criaram um site chamado ‘’Lyoncifica o teu nome ‘’que transforma o nome do usuário em um nome no estilo Lyonce Viiktórya . A moda pegou, e os nomes ‘’lyoncificados’’ viraram uma verdadeira febre no país, fazendo de André uma celebridade. ‘’Os jornais começaram a ir atrás dos criadores do site e eu passei a ser chamado pra programas do tipo Faustão! Fiquei pop de repente, foi muito engraçado.’’ recorda.

Após mais alguns exemplos de campanhas geniais, André encerrou a noite respondendo às perguntas dos ouvintes. ‘’A palestra foi muito boa. Ele conseguiu prender a atenção de todos até o final, mais um sinal de que ele faz esse trabalho de chamar a atenção das pessoas muito bem.’’ analisa a estudante de Jornalismo Paula Lopes.

O evento continua no dia 28, com oficinas durante a manhã e tarde. À noite as palestras discutem marketing verde, com Edmilson Cabelo, e marketing social, com Paulo Razera

Veja abaixo algumas ações publicitárias da Torke

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