FIAA – Perfil Coletivo Digital (Wilken Sanches)

O FIAA – Fórum Ibero-Americano de Audiovisual está chegando à Unesp Bauru com atividades entre os dias  28 de maio à primeiro de junho – você deve estar sabendo. Lá pelo último dia, um dos convidados de expressão que compõe a mesa de “Relatos de Experiência: políticas públicas de produção de conteúdo adotadas no Brasil” é Wilken Sanches, diretor geral do Coletivo Digital – Associação para a Democratização e Acesso à Sociedade da Informação. Para quebrar o seu galho vamos apresentar o trabalho do coletivo para você.
Coletivo Digital: 
– Uma ONG criada em 2004 com o intuito de potencializar a inclusão digital de seus integrantes e colaboradores.
Projetos: 
– implementação de telecentros; desenvolvimento e manutenção de portais de notícias e material de apoio sobre projetos de inclusão digital sob licenças de uso livres; 
– formação de entidades e de pessoas físicas interessadas no uso de Software Livre. Exemplo: Projeto Pontão de Cultura – contemplado pelo Ministério da Cultura, o coletivo promoveu a formação de cerca de 150 colaboradores nas áreas de edição de imagens, áudio e vídeo.
– colaboração em projetos de educação a distância utilizando-se da internet como ferramenta de comunicação e aprendizado;
– promoção e realização de debates e eventos tratando de questões como a importância de repensar as leis de propriedade intelectual e o uso de Software Livre na democratização do conhecimento. Exemplos: Campus Party 2010 e realização de um dia de oficinas no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo.
Todas as informações acima estão no site do Coletivo Digital, que trabalha inteiro sob a chancela de livre compartilhamento Creative Commons 3.0.
E não custa reforçar… Wilken Sanches, diretor do Coletivo Digital, estará presente no FIAA no dia primeiro de junho. Não perca!

Deixe uma resposta