Grupo PET recepciona calouros com oficina de animação

Redação SICOM PET, 
de Beatriz Haga e Giovani Vieira

Durante a primeira semana de aulas, o Grupo PET/RTV realizou um Ciclo de Oficinas com a temática Stop Motion, técnica de animação quadro a quadro desenvolvida com o auxílio de fotografias.

Em três oficinas ministradas pelos bolsistas de RTV e Design do projeto, os calouros dos cursos de Comunicação da FAAC/Unesp entraram em contato com as principais funcionalidades de tradicionais softwares destinados à edição de imagens e vídeos.

“A ideia inicial era fazer oficinas de Photoshop e Premiere. Decidimos unir as duas ferramentas para fazer um produto final, a animação”, esclareceu a bolsista Débora Costa. Os calouros foram divididos em grupos e puderam criar suas próprias histórias com os materiais disponíveis. Além dos programas, os participantes também aprenderam a usar tripés e câmeras filmadoras profissionais.

Um dos objetivos do Ciclo de Oficinas era a familiarização dos calouros com os softwares, usados durante todo o curso de RTV, e a interdisciplinaridade com os demais cursos de graduação. A estudante do primeiro ano de Arquitetura, Juliana Ribeiro, decidiu participar da atividade para complementar sua formação; “achei os programas muito interessantes, nunca havia tido contato com eles. Aprendi algo que eu não sabia e pensei que nunca fosse aprender. Se um dia eu precisar terei esse conhecimento”.

Todas as etapas de produção foram acompanhadas pelos bolsistas do Grupo PET/RTV, que auxiliaram e tiraram dúvidas dos ingressantes da universidade. “Os calouros ficaram empolgados com a proposta e se empenharam bastante. Nós ensinamos apenas o básico para que depois eles realizem e desenvolvam outros projetos”, elogiou Débora.

A atividade resultou na produção de três vídeos com a técnica de Stop Motion:

Deixe uma resposta