Grupo PET-RTV promove oficina de Stop Motion

Da redação SICOM-PET, Júlia Piccolo

Oficina foi oferecida aos calouros da UNESP Bauru

Na primeira semana de maio o PET-RTV organizou uma Oficina de Stop Motion e Premiere para os calouros do curso de Radialismo da FAAC. Foram dois dias de atividade nos quais os alunos além de aprenderem a teoria, colocaram em prática seus conhecimentos criando e editando suas próprias animações. Assim eles tiveram um primeiro contato com as ferramentas básicas usadas no decorrer do curso. A oficina contou com vinte participantes e quatro vídeos foram produzidos com temática livre, escolhida pelos grupos.

Confira as produções resultantes da oficina promovida pelo grupo:

Mas o que é Stop Motion?

É uma técnica de animação em vídeo que consiste em fotografar fotograma por fotograma, ou seja, quadro por quadro, e entre eles fazer pequenas movimentações nos objetos fotografados, o que dá a ilusão de movimento. 
Isso acontece devido a Persistência Retiniana, que ocorre quando uma imagem persiste na retina por uma determinada fração de tempo, o que faz com que imagens projetadas em sequência a partir de uma determinada velocidade, se associem na retina sem interrupção. 
Um dos primeiros a utilizar o Stop Motion foi o grande cineasta e ilusionista George Mélies, possibilitando que ele incluísse ilusão em suas obras, que normalmente já tinham um tom bastante lúdico, como por exemplo em “Viagem à Lua”.

O aprimoramento da técnica fez com que atualmente longas metragens inteiros sejam produzidos quadro a quadro. Os filmes “O Estranho Mundo de Jack” e “Coraline” são grandes exemplos de como esta técnica de ilusão de movimento, embora tenha um conceito simples, pode dar ótimos resultados para animações.

Deixe uma resposta