Jason está voltando e agora para mostrar seu ponto de vista

O 14ºfilme da franquia sexta-feira 13 será mostrado através do ponto de vista de Jason

 

Da redação SICOM-PET, Sillas Carlos

Em 2017 a franquia Sexta-feira 13 será retomada oito anos após o último filme da série. A novidade é que esta nova produção será contada através do olhar de um dos personagens mais icônicos do cinema: O assassino Jason Voorhees.  

A ideia surgiu da proposta de que o novo filme da franquia possuísse uma estética found footage, ou seja, parecesse uma filmagem real e inserida na narrativa, tal como atividade paranormal, A bruxa de Blair, REC etc. A partir daí, os produtores resolveram que seria uma boa ideia se a trama fosse mostrada pelos olhos do assassino, o personagem principal da trama.

 

Sexta-feira 13 que não acaba mais

O primeiro filme da franquia sexta-feira 13, foi lançado em 1980 e arrecadou quase US$ 465 milhões nas bilheterias. Desde então, ela se mantém com uma quantidade significativa de fãs e filmes lançados.  Ao todo, a franquia possui 13 filmes entre continuações e remake.

O site  Cine Pop fez uma matéria especial falando sobre todos os filmes de sexta-feira 13 e sobre o documentário His name was Jason: 30 Years of friday 13th, um documentário sobre os bastidores e o processo de gravação dos filmes.

Se considerarmos que, depois de todo esse tempo, ainda há fôlego para um novo filme, pode-se perceber que a franquia vai durar, não apenas no imaginário do público, mas também nas produções cinematográficas que estão por vir.

 

E o tal do POV?!
Point of view (POV) trata-se de um plano cinematográfico, no qual a câmera assume a posição de um personagem, objeto ou outro elemento da narrativa. Também chamada de câmera subjetiva, a técnica já foi comumente usada por grandes cineastas como Tarantino e Hitchcock. A principal vantagem dos planos POV é fazer o espectador sentir-se mais próximo da experiência do personagem.

A série estadunidense Breaking bad, de Vince Giligan, possui ótimos exemplos de câmeras subjetivas durante o desenvolvimento da série.

Assim como o novo filme da Franquia Sexta-feira 13 promete fazer, a obra do diretor Julian Schnabel, O Escafandro e a Borboleta é feito, praticamente, inteiro em POV. Na trama, baseada em fatos reais, o editor-chefe da revista Elee, Jean-Dominique sofre um derrame cerebral que o deixa completamente paralisado, conseguindo apenas mexer os olhos. A partir daí ele precisa lidar com sua nova situação.

 

Curioso para ver como o novo filme da franquia vai ficar? Sexta feira 13 já está com o roteiro pronto e com gravações previstas para este ano.


Veja também:

SalvarSalvar

Wesley Anjos

Jornalista em formação, escritor e ator nas horas vagas. Típico amante das artes, é viciado em fabular e beber mate, não necessariamente nesta ordem.

Um comentário em “Jason está voltando e agora para mostrar seu ponto de vista

Deixe uma resposta