Jornada Internacional sobre Entretenimento Transmídia abre inscrições em Dezembro

Estão abertas as inscrições para a I JIG – Jornada Internacional GEMInIS, com o tema Entretenimento Transmídia.
Da redação SICOM PET, por Leila Rangel
O GEMInIS é um grupo de pesquisa certificado pelo CNPq, do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da UFSCar na linha de pesquisa “Narrativa Audiovisual”.
O evento ocorrerá de 13 a 15 de Maio de 2014 na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, o envio de resumos começa dia 15 de Dezembro, indo até dia 3 de Abril de 2014. A Jornada é resultado da organização e articulação de universidades nacionais e internacionais dentro da temática dos processos de convergência midiática e como tais processos atuam no chamado “entretenimento transmídia”, bem como seu papel na esfera de produção e consumo e as possibilidades ainda inexploradas destes conceitos na esfera de produção acadêmica e científica.
O EVENTO
A jornada abre discussões sobre os conceitos de entretenimento contemporâneo, os processos de partilha da propriedade intelectual e comercial, além de um olhar diferenciado sobre a concepção e distribuição do conteúdo audiovisual em redes culturais e comunicacionais. Propõe ainda trocas de experiências entre os produtores de “entretenimento transmídia” e pesquisadores da academia, buscando espaços para dialogar dentro dos conceitos de cultura midiática, marketing, design , artes e seus desdobramentos nas plataformas de mídias audiovisuais como Cinema, Internet, HQs, Videogames, entre outros. Objetiva designar novas técnicas de produção destes conteúdos dentro da realidade do audiovisual brasileiro.
De acordo com os organizadores “a I Jornada Internacional GEMInIS (JIG/2014) procura debater as relações entre o mainstream e as culturas periféricas; as novas plataformas da produção audiovisual seriada e o caráter lúdico do conteúdo das TVs públicas, na busca de aglutinar e sistematizar os estudos acadêmicos nesta área; estabelecer um amplo diálogo sobre os novos paradigmas do entretenimento; estimular o desenvolvimento de novos formatos de entretenimento para o audiovisual brasileiro, envolvendo alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em cinema e audiovisual, publicidade, design e marketing, além de proporcionar o intercâmbio entre pesquisadores e empresas de conteúdo, tanto no âmbito nacional quanto internacional.”
TRABALHOS
Seu trabalho pode ser desenvolvido dentro dos seguintes temas:
· – Mercado Audiovisual e Indústrias Criativas
· -Narrativa transmídia e a Cultura Participativa
· -Ficção seriada audiovisual para multiplataformas
· -Ecossistema midiático contemporâneo
· -Entretenimento e a Educação
· -Marketing transmídia
Haverão também Workshops e Oficinas com enfoque principal na produção de conteúdos e produtos, você pode conferir todos os detalhes a respeito da programação, datas importantes e estadia na página do evento e também na página da Jornada no facebook. 

Deixe uma resposta