Mais uma parceria inédita na Secom 2013

A semana traz duas sessões da 2ª mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

Da redação SICOM PET, Wanessa Medeiros

Em uma perspectiva de abranger diversos gêneros e formatos dentro do universo da comunicação, a SeCom 2013 traz pela primeira vez uma mostra de cinema ambiental que abordará questões de meio ambiente, sustentabilidade, cidadania e outros assuntos. Dessa forma, o objetivo é trazer essa mostra como parte da programação para preconizar o olhar ecológico sobre veiculação de informação e desvincular a maneira de se produzir e divulgar atrelada somente à interesses políticos e econômicos, ou seja, apresentar novos parâmetros de se fazer jornalismo ambiental.
A mostra é realizada desde 2012 e passa por 18 cidades do interior paulista para divulgar um material não somente com qualidade cinematográfica, mas também promover análise e discussão sobre questões ambientais.
A 2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental – Itinerante é uma realização da ONG Ecofalante (www.ecofalante.org.br/) com co-realização do SESC-SP. O projeto é realizado com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2012.
Ficou interessado? Então não deixe de ver a chamada da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.

E para a Semana de Comunicação 2013 os filmes selecionados foram “A cidade é uma só?” e “Petróleo:o grande vício” nos quais são abordados respectivamente: questões como exclusão territorial e social, e o pior caso de vazamento de petróleo ocorrido em 2010. Confira a programação abaixo.
21/10 – Debate 1: “A cidade é uma só?” Às 16h na sala 1
Reflexão sobre os 50 anos de Brasília, tendo como foco a discussão sobre o processo permanente de exclusão territorial e social que uma parcela considerável da população do Distrito Federal e do entorno sofre, e de como essas pessoas restabelecem a ordem social através do cotidiano. O ponto de partida dessa reflexão é a chamada Campanha de Erradicação de Invasões (CEI), que, em 1971, removeu os barracos que ocupavam os arredores da então jovem Brasília.
23/10 – Debate 2 : “Petróleo: o grande vício” às 16h na sala 1
No Dia da Terra, em 2010, a Deepwater Horizon causou o pior vazamento de petróleo da história. De acordo com a imprensa mundial, a história terminou quando o poço foi tamponado – mas aí que a verdadeira história começou. Ao expor as causas do vazamento de óleo e o que realmente aconteceu depois que as câmeras de televisão deixaram a região, os cineastas Josh e Rebecca Tickell revelam uma vasta rede de corrupção.

 Essas e outras sinopses podem ser encontradas no site da mostra.

Deixe uma resposta