Movimento #Yosoy132 – a mudança que o México precisa

Da Redação SICOM PET,
por Gerardo Martínez – estudante intercambista da Universidad Nacional Autónoma de México

O ano de 2012 é significativo para a situação social e política do México porque os jovens estudantes mexicanos começaram a mudar por meio das redes sociais e aproveitando ao máximo a tecnologia na internet a visão que se tinha deles com o movimento chamado #Yosoy132.
O movimento surgiu em 11 de maio na Universidade Iberoamericana, na cidade do México, com a visita do candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI), Enrique Peña Niet. Os estudantes da universidade o recepcionaram com manifestações respeitosas sobre sua atuação quando foi governador do Estado do México, principalmente no caso Atenco onde ele decidiu utilizar a força pública contra a própria população daquela região. Depois do evento, os meios de comunicação difundiram que foi um êxito respaldando a imagem do candidato.
Daí, os estudantes decidiram fazer reclamações contra a mídia que ficam com o governo por se deixar manipular e mal informar. Não informam a realidade porque só difundem o que eles querem e ão controlados pelo governo para manipular a opinião pública.

Seus princípios são que é um movimento estudantil, cidadão, político e apartidário, não violento, de luta pelas demandas baseado nos direitos da liberdade de expressão e na soberania que a constituição mexicana nos conferiu, é um movimento horizontal unificado que não faz distinção entre universidades privadas ou públicas, não é só estudantil, mas, procura incorporar a cidadãos que compartilham os ideais do movimento.

É nesse ponto que se concentra a importância da tecnologia, neste caso em específico a internet. Isso porque a desinformação e a manipulação da informação ficam dentro dos problemas sociais na população mexicana e, com o acesso aos sites, a liberdade de expressão fica como direito fundamental do ser humano para sua livre difusão das idéias. Como meio de denuncia e escape dos jovens mexicanos, a internet tem papel importante na vida das novas gerações. Hoje as redes sociais no México representam a diferença com o passado, isso porque é o espaço onde as pessoas podem se comunicar sem censura e as informações chegam de um jeito direto, ou seja, não filtrada pelo governo ou um poder fático que decide que podemos saber ou devemos saber.

O movimento dos jovens mexicanos #Yosoy132 representa a mudança na mentalidade deles, no qual seu papel dentro da sociedade mexicana faz a integração de vários aspectos, entre eles o compromisso que eles tem com o futuro do país, o bem comum e o câmbio verdadeiro que o México precisa.



Deixe uma resposta