Novidades da Semana da Comunicação

A semana deixa de ser um único evento e se une com outras iniciativas importantes
Da Redação SICOM PET,
por Giovani Vieira
Foi aberta a contagem regressiva para a abertura da Semana da Comunicação da Unesp. Aos poucos, o evento organizado de forma conjunta por Departamentos, projetos de extensão, agências juniores e parceiros externos vai divulgando novidades.
A programação parcial do evento já soma 30 atividades, entre mesas-redondas, palestras, minicursos, oficinas, visitas técnicas com parcerias importantes. Já estão confirmadas 22 palestrantes para 11 atividades temáticas; já são 18 oficineiros e mais de 200 trabalhos inscritos e aprovados nas categorias exposição oral, painel e produtos em comunicação. 

As novidades ficam por conta de parcerias realizadas com outros eventos e entidades que vão incrementar a programação da Semana com suas tradicionais realizações.

Veja a seguir algumas as atividades programadas para a Semana da Comunicação em parceria com outros eventos:

——————

Semana da Comunicação e Interdesigners

Pela primeira vez, os cursos de Comunicação Social e Design vão realizar de forma conjunta parte da programação cultural da SeCom e do Interdesigners. O encontro de design da Unesp está em sua 15ª edição e neste ano será realizado entre os dias 23 e 26 de outubro.
Durante esse período, serão realizadas atividades culturais em parceria e uma mesa de debates sobre comunicação, design e quadrinhos na sexta-feira (25/10) no período da tarde.
Com essa parceria, as organizações dos dois eventos pretendem criar um intenso espaço aberto de debates, trocas de experiência e intercâmbio cultural.

Comunicação e Design  nos traços das HQS

Para concretizar a parceria entre Semana da Comunicação e Interdesigners, será realizada a mesa-redonda “Coimunicação e Design nos traços das HQs” com as presenças dos mineiros Vitor e Luciana Cafaggi, os irmãos Cafaggi.
A dupla ficou reconhecida pelos seus traços no mercado de trabalho com o lançamento de produções como a graphic novel Turma da Mônica – Laços (2013); Valente para sempre (2011); Valente para todas (2013); MixTape (2012) e Duo.Tone (2012).
Na atividade conjunta, a jornalista e o designer vão falar sobre a carreira, rotina e mercado de trabalho.
Fique ligado, a mesa acontece na sexta-feira (25/10), último dia da SeCom 2013, a partir das 16h.




Sobre os convidados:


 

Vitor Cafaggi é natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, e nasceu em 23 de Março de 1978 se formou na UEMG como designer gráfico e já trabalhou como diretor de arte, mantém o sitehttp://punyparker.blogspot.com.br/ onde publica as tirinha “Puny Parker” e “Valente”. Em 2009 foi um convidado para participar da HQ “MSP50” onde fez uma releitura do personagem Chico Bento. Atualmente dá aulas na casa dos quadrinhos e publica semanalmente a tira “Valente” no jornal o Globo.
 
Lu Caffagi nasceu em 1988 e estuda jornalismo em Belo Horizonte e trabalha como ilustradora. Publica os seus quadrinhos no seu blog http://lospantozelos.blogspot.com.br/ e em 2011 lançou a sua primeira HQ impressa, “Mixtape”, uma coletânea de quatro histórias baseadas em canções.
Em 2013 publicou em parceria com o irmão a HQ “Laços” com o selo MSP.
 
Acompanhe as novidades dos eventos através das páginas: Interdesigners e SeCom 2013




——————

Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental – Itinerante

Em uma parceria inédita com a UNESP, serão realizadas duas sessões da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental – Itinerante durante a programação da SeCom 2013.  A mostra é realizada desde 2012 e neste ano está em formato itinerante com 18 cidades do interior paulista sendo o palco da atração.

 

A atividade tem por objetivos chamar a atenção para questões de meio ambiente, sustentabilidade, cidadania, governança, participação e políticas públicas. A segunda edição aconteceu na capital paulista em maio deste ano e continua agora em outubro, atingindo novos públicos.

A primeira sessão ocorre na segunda-feira (21/10) com a exibição seguida de debate do documentário “A cidade é uma só?”. O filme é uma mistura de documentário e ficção e realiza uma análise sobre o processo de exclusão territorial e social existente na região da Ceilândia em Brasília (DF). Com direção de Adirley Queirós, a produção foi premiada pela crítica no Festival de Tirantes de 2012 e recebeu Menção Honrosa na Semana dos Realizadores (2011).

A segunda sessão será realizada na quarta-feira (23/10) com o internacional “Petróleo: O Grande Vício” (The Big Fix). O filme conta a tragédia ambiental ocorrida em uma plataforma de perfuração de petróleo do Golfo do México em abril de 2010. A história dirigida por Josh Tickell e Rebecca Harrell Tickell é construída a  a partir de entrevistas com ambientalistas e moradores da região e acaba por revelar uma rede de corrupção no caso. A produção foi premiada como melhor documentário internacional no CinemAmbiente na Itália.
A 2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental – Itinerante é uma realização da ONG Ecofalante (www.ecofalante.org.br/) com co-realização do SESC-SP. O projeto é realizado com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2012.
 
——————
Parceria com HBO/Warnes Bros
 
A Semana da Comunicação consolida mais uma parceria inédita. Durante a quarta-feira (23/10), em parceria com a HBO e Warner Bros do Brasil, será realizada a exibição do episódio piloto do seriado “The Newsroom” seguida de uma palestra sobre os processos de inovação na área de Jornalismo.
O seriado norte americano chamou a atenção da crítica ao retratar os bastidores do idealizado telejornal News Night de um canal a cabo fictício dos Estados Unidos.

A série é uma criação do premiado Aaron Sorkin (West Wing e The Social Network) e recebeu o premio BAFTA de 2011 como Melhor Roteiro Adaptado e acaba de ser anunciada para uma terceira temporada.

——————

Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital

A SeCom 2013 vai reunir Graduação e Pós Graduação. Durante a programação do evento, será realizado o Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento.
Na quarta-feira (23/10) serão realizadas exposições de trabalhos pelos estudantes do Programa e à tarde será realizada uma mesa-redonda específica  sobre Televisão Digital.

Programação Completa:

A programação parcial do evento já está disponível no site da SeCom
Outras informações também são encontradas na página do Facebook do evento.

Deixe uma resposta