O Folclore do México

Da Redação SICOM PET,

por Gerardo Martínez – estudante da Universidad Nacional Autónoma de México

 

Parte da cultura de qualquer região ou pais são as suas tradições. No México, uns dos símbolos mais importantes do folclore, a ciência das tradições e usos populares, é a dança, que, em cada um dos estados da república, tem sua essência particular. Isso porque o México se caracteriza por ser um povo com vida, baile e tradição.


A dança é vista como a linguagem dos povos, por meio da qual podemos conhecer parte da sua historia, aspirações e costumes. É o espaço onde nós podemos encontrar uma visão do passado pré-hispânico e a mistura feita pela conquista espanhola, ou seja, as raízes do povo mexicano.


A dança regional mexicana, por meio de apresentações constantes, estabelece com as pessoas um vínculo entre o corpo e os movimentos, além de ter se tornado uma tradição. É um símbolo de divulgação da cultura, no qual a expressão corporal é o elemento mais importante por mostrar os sentimentos da dança. Essa é uma parte muito importante, porque México sempre mostra alegria, paixão e color. Os homens têm que mostrar sua força nos passos e as mulheres sua beleza em conjunto com a vestimenta.


O “Ballet Folclórico de México de Amalia Hernandez” é o nome de um conjunto de ballet folclórico, cuja sede era localizada no Palácio das Belas Artes na cidade do México, é o grupo de dança regional mexicana mais famoso no México. Foi fundado por Amália Hernandez em 1952 e por seis décadas tem sido o conjunto emblemático dentro e fora do território mexicano. Além das apresentações no território mexicano, o grupo já realizou mais de 100 turnês internacionais em 60 países e mais de 300 cidades.


Enfim, a dança representa para os mexicanos um encanto histórico que faz parte do país e que faz com que a cultura se torne a principal moeda de troca. Viva o México-tradição.
Assista a alguns vídeos de das danças tradicionais mexicanas.


Um comentário em “O Folclore do México

  • 14 de novembro de 2015 em 16:21
    Permalink

    Não me ajudou em nada, eu fiz uma pesquisa sobre todo o fouclore não só sobre a dança.

    Resposta

Deixe uma resposta