“Pensadores Comunicacionais e a Literatura” no último dia do Celacom 2012

Pesquisadores como Cremilda Medina (ECA-USP), Antonio Hohlfeldt (Intercom), Esmeralda Villegas (Colômbia), estão entres os expositores. A Conferência de Encerramento terá a presença de Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do SESC São Paulo.

Assessoria de Comunicação Celacom 2012
Nesta sexta-feira, 10 de agosto, acontece o último dia do XVI Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação, na Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, (UNESP) de Bauru. O evento é organizado por professores, egressos e alunos do PPGCOM, Departamento de Comunicação Social da UNESP (DCSO, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM), Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital (PPGTVD) e Grupo de Pesquisa do CNPq: Pensamento Comunicacional Latino-Americano (PCLA), com o apoio da Cátedra UNESCO de Comunicação.
De acordo com a Profa. Dra. Maria Cristina Gobbi, Organizadora Geral do evento e Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Pensamento Comunicacional Latino-Americano” do CNPq, o Celacom é uma oportunidade ampliar o olhar para o narrador e o discurso no contexto da América Latina. “O resultado propiciará espaços de intercâmbio, promovendo diálogo entre pesquisadores, setores produtivos, governo e a sociedade civil organizada, dando incremento cognitivo às pesquisas realizadas na universidade”, destaca. 
Para o Coordenador do PPGCOM, Prof. Mauro Ventura, a abordagem também possibilita “trazer para a academia o conhecimento produzido por atores que se expressam no âmbito da ficção e possibilitar apontamentos sobre pensadores comunicacionais também ficcionistas nos permitirá estabelecer o diálogo entre esses dois polos tão próximos”.

*Programação do dia:

Mesas
A programação do período da manhã, com início às 9h, traz dois paineis com os temas “Ficcionistas também Pensadores Comunicacionais” e “Pensadores Comunicacionais também Ficcionistas”. À tarde, às 15h, os participantes terão uma mesa redonda com os expositores: Rosing (Passo Fundo), Mauro de Souza Ventura (UNESP), Sandra Reimão (ECA-USP), Sinval Medina, Isabel Travancas (UFRJ), que debaterão sobre o tema “Comunicação e Literatura: Interfaces Contemporâneas”.

Encerramento

A Conferência de Encerramento do XVI CELACOM está marcada para as 19h30, na Sala 1, com a presença do Prof. Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do SESC São Paulo, que abordará o tema “Políticas Culturais, Comunicação e Literatura”.

PROGRAMAÇÃO 10/08

9h – 11h – Painel (Sala 01)

Ficcionistas também Pensadores Comunicacionais

Coordenador: José Luiz Bizelli (Unesp – Araraquara)
Expositores: Suely Flory (Unimar), 
Luis Roberto Alves (Umesp), Sônia Jaconi (Umesp)

11h – 13h – Pensadores Comunicacionais também Ficcionistas

Coordenador: Juliano Mauricio de Carvalho (UNESP – Bauru)

Expositores: Antonio Hohlfeldt (Intercom), Cremilda Medina (ECA-USP),
Esmeralda Villegas (Colômbia), Felipe Pena (UFRJ), Osvando Morais (Intercom)

15h – 17h – Mesa Redonda (Sala 01)
Comunicação e Literatura: Interfaces Contemporâneas
Mediador: Antonio Carlos de Jesus (UNESP)
Expositores: Tania Rosing (Passo Fundo), Mauro de Souza Ventura (UNESP),
Sandra Reimão (ECA-USP), Sinval Medina, Isabel Travancas (UFRJ)

19h30 – Conferência de Encerramento – Sala 01
Políticas Culturais, Comunicação e Literatura
Mediadora: Elizabeth Gonçalves (UMESP)
Convidado: Danilo Santos de Miranda (Diretor Regional do SESC São Paulo)

Deixe uma resposta