Pesquisadora destaca a importância da ética nas produções científicas

Prof.ª Dr.ª Marta Lígia Pomim Valentim
(foto: DiCYT)
Da Redação SICOM PET, por Marília Luiza
Como parte da programação da XVIII Semana do Livro e da Biblioteca, na última quarta-feira (24) foi realizada a palestra com o tema “Plágio nas produções científicas”, ministrada pela Prof.ª Dr.ª Marta Lígia Pomim Valentim, livre-docente do Departamento da Ciência da Informação do Campus de Marília e ex-Coordenadora da Coordenadoria Geral de Bibliotecas da UNESP (2009-2010).
A professora aponta a necessidade no âmbito científico de fundamentar qualquer conhecimento gerado com o já construído anteriormente. Essa interação entre as novas e antigas ciências deve seguir claramente os princípios éticos. “Eu devo saber exatamente o que construo e o que de fato eu apropriei”, enfatiza.
                
Marta Valentim atribui a recorrência do plágio em produções científicas ao formato da sociedade ocidental. Segundo a docente, vivemos em um contexto cartesiano e quantitativo, no qual o número de publicações de um pesquisador é muito valorizado. Essa realidade abriu espaço para a crescente comercialização da pesquisa, visto que podemos encontrar em diversos sites vendas de trabalhos acadêmicos prontos.
                
A palestrante defende que o tema é importante e deve ser inserido no debate através dos grupos de estudo e pesquisa.  Para ela, cabe aos docentes passar esses valores aos orientandos. “A ética em pesquisa é fundamental, é essencial”, acrescenta.

Deixe uma resposta