PET-RTV no Sudeste PET 2013

Da Redação SICOM PET,

Entre os dias 28 e 30 de março, o campus da UNESP de Ilha Solteira foi palco do XIII Sudeste PET, o maior encontro de Grupos PET da região Sudeste. Em três dias de encontro, cerca de 830 petianos se reuniram para a troca de experiências diante da temática central “Integração e Diversidade: Caminhos para a Educação Tutorial”. E o PET-RTV marcou presença.

O evento

O Sudeste PET faz parte da lista de eventos regionais do PET e é considerado como um fórum de discussões do Programa de Educação Tutorial, sobre o panorama da Educação em todo país e como um momento de encontro e troca de experiências entre os participantes. Depois de dez anos, o evento voltou a ser organizado pelos grupos PET da UNESP.

As três primeiras edições do encontro foram idealizadas por estudantes e professores da Universidade, logo em seguida outros grupos de diferentes Estados e instituições de ensino da região Sudeste passaram a organizar o evento de forma alternada e independente.

Em 2013, dos 45 grupos pertencentes à Universidade, 35 participaram da organização e marcaram presença pela primeira vez em Ilha Solteira. Os três dias de evento contaram ainda com a participação de outros 16 grupos de São Paulo, 67 de Minas Gerais, oito do Rio de Janeiro e cinco do Espirito Santo.

A parte acadêmico-científica do encontro contou com duas palestras na conferência de abertura, oito eixos temáticos por área e cinco grupos de trabalhos e discussão, atividade com os tutores presentes, além de exposição de painéis temáticos e da tradicional Assembleia com toda a comunidade petiana. Também foram organizadas confraternizações entre professores e estudantes para cada dia de evento.

Gustavo Vasconcelos, petiano do PET Engenharia Mecânica da UNESP de Ilha Soleira e membro da Comissão Organizadora do XIII Sudeste PET, destaca que o tema do evento foi pensado para a compreensão das singularidades existentes em cada Grupo PET como possíveis elementos de integração. Embora o Estado sede do próximo encontro ainda não esteja confirmado, ele reforça a ideia de levar a centralidade do tema para as próximas edições. “Essa foi a oportunidade para iniciarmos o planejamento de um evento que reforça a heterogeneidade dos Grupos PET”, destaca o petiano.

Participação do PET-RTV

O Grupo PET-RTV recebeu o convite para participar da organização do evento durante o Encontro Nacional dos Grupos PET (ENAPET) de 2012 realizado em São Luiz (MA). Desde então, os integrantes do projeto participaram de reuniões conjuntas com os demais Grupos da UNESP. Por meio do Sistema de Comunicação, o PET-RTV realizou todo o serviço de assessoramento na área com o envolvimento de todos os seus integrantes bolsistas e colaboradores.
Pré-evento

No pré-evento, a Assessoria de Imprensa projeto fez a divulgação do encontro por meios de seus mecanismos de Comunicação interna e externa, principalmente por meio das redes sociais. A página do Sudeste PET no Facebook ultrapassou a marca de 850 “likes”, número quatro vezes superior à página da edição anterior.

O Núcleo de Produção Radiofônico produziu uma série de boletins informativos com divulgação realizada pela Assessoria de Comunicação do PET-RTV.

O Núcleo de Produção em Design ficou responsável pela identidade visual, produzindo desde a logo do evento até faixas, ecobags, camisetas e canecas.

O Núcleo de Produção em Audiovisual realizou a produção de um vídeo que foi utilizado na conferência de abertura do evento.


Durante o Sudeste PET

Quatro petianos representaram o PET-RTV em Ilha Solteira. Os estudantes fizeram toda a cobertura fotográfica do encontro em tempo real com postagens nas redes sociais do evento e do projeto, além de realizarem a captação de material audiovisual para a elaboração de um vídeo resumo.
No segundo dia de evento, os integrantes do projeto apresentaram o painel “A Experiência de Núcleos Convergentes e Multimidiáticos do PET-RTV”, um relato das atividades desenvolvidas nos quase dois anos do Programa.
O grupo também ficou foi responsável pela coordenação do Eixo Temático “Comunicação” durante o último dia de evento. A atividade contou com a presença de Grupos de variadas áreas e serviu para a troca de experiências e conhecimentos a respeitos dos projetos.
Pós-evento

Para o pós-evento, está previsto o lançamento de uma edição especial do Comunica PET, jornal em formato boletim que será disponibilizado em versões impressas e digitais. O Núcleo de Produção Audiovisual está finalizando um vídeo resumo de tudo o que aconteceu no evento para ser divulgado no e nas redes sociais de divulgação. Além disso, o PET-RTV planeja a execução de atividades conjuntas durante o ano com todos os contatos realizados durante o eixo temático de Comunicação
Canal YouTube do Projeto

A cobertura completa do Sudeste PET 2013 está disponível na página do Facebook do evento

Deixe uma resposta