PET/RTV abre inscrições para processo seletivo para atividades profissionalizantes orientadas

Confira o edital completo
O Programa de Educação Tutorial (PET) de Rádio e Televisão e o Departamento de Comunicação Social (DCSO) lançam o Sistema de Comunicação PET/RTV – DCSO (SICOM PET – DCSO), um núcleo experimental de Comunicação interna e externa para formação extracurricular dos estudantes dos Cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Radialismo do Departamento de Comunicação Social da FAAC/UNESP de Bauru. 
O SICOM-PET é um projeto de pesquisa e extensão para realizar divulgação noticiosa especializada; experimentação e pesquisa de tecnologias digitais, teleducação virtual e de recursos para interatividade; estudo e desenvolvimento de gêneros, formatos e linguagens para produção e difusão digital de programação audiovisual e escrita, tanto no campo artístico quanto no jornalístico; estudo da cadeia tecnológica e produtiva e das políticas e estratégias de comunicação. No SICOM os estudantes vão participar da produção e gerenciamento de materiais informativos audiovisuais, audiofônicos, impressos e digitais. 
A principal finalidade do Sistema de Comunicação é criar meios e processos, desenvolver métodos, teorias e tecnologias para permitir aos discentes bolsistas, voluntários e participantes das atividades do PET-RTV que pensem e desenvolvam projetos e produtos comunicativos adequados aos diversos públicos, veículos e suportes analógicos e digitais em um exercício completo de gêneros, linguagens e formatos. 
O que se pretende é o desenvolvimento de métodos e teorias para a criação de produtos adequados para os diversos meios e suportes, com produção de conteúdos para divulgação interna e externa nos principais meios de comunicação de Bauru, além de produzir conteúdos para a Assessoria de Comunicação e Imprensa da Reitoria da Universidade. Tais conteúdos servirão como matéria-prima para a criação de pré-pautas e pautas para os cinco produtos de comunicação oficiais da ACI Reitoria (Revista UNESP Ciência; Jornal UNESP, UNESP Notícias, Podcast UNESP e Portal UNESP). 
Durante a produção, os alunos exercitarão a divisão de tarefas existentes em cada veículo jornalístico, além do espaço de contato com os preceitos éticos e deontológicos exigidos durante a elaboração de conteúdos informativos e de relevância social. A proposta é criar estruturas de comunicação de alcance interno e externo por meio de parceria com Projetos e Grupos Acadêmicos e Grupos de Produção Artístico-cultural além do âmbito universitário. 
Para viabilizar a produção das atividades previstas, os integrantes do SICOM-PET terão parte da carga horária de atividades destinada à participação dos Grupos de Estudos e Pesquisa do PET/RTV, cujas linhas temáticas terão como objetivo aliar ensino e pesquisa em áreas essenciais para a formação do profissional atuante na área de Comunicação Audiovisual. Está prevista a realização dos seguintes Grupos: 1)“Grupo de Estudos e Pesquisa em Roteiros para Formatos Audiovisuais”; 2)“Grupo de Estudos e Pesquisa em Plataformas Digitais e de seus Arranjos Criativos”; e 3)“Grupo de Estudos e Pesquisa em Edutretenimento”. 
Ao término das atividades, cumprida as metas estabelecidas e a carga horária mínima de atividades, o integrante voluntário receberá 1) certificado de participação nas atividades de Pesquisa e Extensão do Grupo PET/RTV; 2) certificado de participação de atividade profissionalizante no SICOM-PET emitido pelo Departamento de Comunicação Social; 3) declaração de estágio orientado na Rádio Unesp FM emitido pelo Departamento de Jornalismo para aqueles que desenvolverem atividades na Emissora.
Informações complementares sobre o processo seletivo para o SICOM PET/DCSO estão no EDITAL

Deixe uma resposta