Projeto PET da Unesp de Bauru conquista prêmio na Intercom Sudeste

A universidade também conseguiu outra premiação no evento

Da Redação SICOM PET,
por Kelly De Conti Rodrigues

O Projeto de Assessoria de Imprensa (SICOM PET), que é desenvolvido pelo Grupo de Educação Tutorial em Rádio e Televisão (PET-RTV), foi o vencedor da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) no XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, o Intercom Sudeste 2012. O PET-RTV é um grupo de ensino, pesquisa e extensão do Departamento de Comunicação Social (DCSO) da Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação da UNESP de Bauru. O Intercom Sudeste aconteceu na última semana de junho, em Minas Gerais, no campus da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
O projeto é orientado pelos professores Antonio Francisco Magnoni, Angelo Sottovia Aranha e Francisco Machado Filho e concorreu na categoria de Jornalismo, na modalidade Projeto de Assessoria de Imprensa. A Expocom é um prêmio destinado aos melhores trabalhos de graduação produzidos por alunos de Comunicação Social, nas áreas de Jornalismo, Relações Públicas, Cinema e Audiovisual, Publicidade e Propaganda, Produção Editorial e Transdisciplinar.
O estudante de jornalismo Giovani Vieira Miranda, que coordena a equipe de alunos do projeto premiado, relata que “os participantes do SICOM PET vivenciam a experiência profissional de uma assessoria de imprensa convergente e multimidiática”. O grupo SICOM se caracteriza como um projeto multidisciplinar de ensino, pesquisa e extensão composto por estudantes de Jornalismo, Radialismo, Relações Públicas e Design da Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação (FAAC), e também do curso de Sistemas de Informação, da Faculdade de Ciências (FC).
Os integrantes do Projeto trabalham com o planejamento e elaboração de produtos de comunicação para diversos suportes, desenvolvendo novas linguagens, gêneros e formatos para difusão do conteúdo. Fazem parte da estrutura de atividades do SICOM PET a Assessoria de Comunicação PET, composta por uma Assessoria de Imprensa e outra de Relações Públicas; o Portal de Notícias SICOM PET, com o auxílio de uma Assessoria de Tecnologia da Informação (T.I) e está disponível em www.petrtv.com.br; SICOM Impresso; SICOM Audiofônico, em parceria com a Rádio FM e com o Projeto de Extensão Rádio Unesp Virtual, e SICOM Audiovisual, em parceria com a TV Unesp. Todas as atividades do SICOM recebem o apoio da Assessoria de Artes, composta por alunos do curso de Design e responsável pela identidade visual do Projeto. Além das produções jornalísticas e artísticas, os participantes do PET também desenvolvem atividades em três Grupos de Estudo e Pesquisa.
Neste ano, a Unesp de Bauru concorreu na Expocom com 11 trabalhos de graduação. Outro projeto do Departamento de Comunicação Social que recebeu premiação foi o “Festival Cultural 20 Anos da Rádio Unesp”, apresentado pela aluna Bruna Mantuan, integrante da Diretoria de Comunicação da Empresa Júnior de RP, na categoria Relações Públicas e modalidade “Organização de Eventos” Assista ao teaser elaborado pelo Grupo e-Colab para divulgação do evento:

A lista completa da premiação está disponível em http://www.intercom.org.br/vencedores-expocom-sudeste-2012.pdf. Os vencedores da etapa regional concorrerão ao prêmio nacional do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação programado para acontecer em Fortaleza (CE) entre os dias 3 e 7 de setembro deste ano.

Deixe uma resposta