Projetos da FAAC são premiados no Intercom Sudeste

ACI/FAAC

O Sistema de Comunicação PET (SICOM PET), integrado ao Grupo de Educação Tutorial em Rádio e Televisão (PET-RTV), e a Empresa Júnior de Relações Públicas (RPjr), ambos projetos ligados ao Departamento de Comunicação Social (DCSO), foram premiados no XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, o Intercom Sudeste, realizado na última semana de junho em Ouro Preto (MG).

O SICOM PET, orientado pelos professores Antonio Francisco Magnoni, Angelo Sottovia Aranha e Francisco Machado Filho, concorreu ao prêmio da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) na categoria Jornalismo, na modalidade Projeto de Assessoria de Imprensa. A Expocom é um prêmio destinado aos melhores trabalhos de graduação produzidos por alunos de Comunicação Social nas áreas de Jornalismo, Relações Públicas, Cinema e Audiovisual, Publicidade e Propaganda, Produção Editorial e Transdisciplinar.

O grupo SICOM é um projeto multidisciplinar de ensino, pesquisa e extensão, que tem como integrantes alunos dos cursos de Jornalismo, Radialismo, Relações Públicas e Design da Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação (FAAC), e também do curso de Sistemas de Informação, da Faculdade de Ciências (FC). “Vivenciamos a experiência profissional de uma assessoria de imprensa convergente e multimidiática”, relata o estudante de jornalismo Giovani Vieira Miranda, coordenador da equipe de alunos do projeto premiado.

A RPjr, por sua vez, foi vencedora na categoria “Organização de Eventos” da modalidade de Relações Públicas, pelo terceiro ano consecutivo. Em 2010, a empresa havia sido premiada pela edição de 2009 do “Meeting – Um Encontro com o Futuro”, evento organizado anualmente. Em 2011, a premiação foi devida à organização do “Desafio Hora Extra – Transforme seu tempo em Desafio”, realizado em 2010, e que consiste em um jogo que tem como objetivo colocar os participantes em situações reais do mercado. O Desafio Hora Extra tem sua segunda edição confirmada para este ano.

Em 2012, o motivo do prêmio foi a organização do Festival Cultural da Rádio Unesp FM. “A rádio procurou a RPjr pra melhorar a imagem da rádio na faculdade e na comunidade e realizar algo que integrasse seu público. O festival foi realizado no final do ano passado e contou com um concurso de bandas, onde o único requisito era que um dos integrantes de cada banda tivesse algum vínculo com a Unesp, podia ser funcionário ou aluno”, explica Amanda Valença, Diretoria de Comunicação da RPjr.


“Contamos também com a colaboração da faculdade, dos alunos e de expositores como Labsol, por exemplo. O evento foi realizado com o intuito de integrar as três faculdades e reconhecer o trabalho da rádio”, completa Amanda.

Os vencedores do Intercom Sudeste participarão do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que acontecerá em Fortaleza (CE) entre os dias 3 e 7 de setembro.

Deixe uma resposta