Redesign: uma nova visão do curso

Discentes e docentes discutem a reformulação do curso

Da redação SICOM PET– Gabriela Garcia Fontoura

O curso de Graduação de Design da Unesp de Bauru está em pleno processo de reformulação do seu Projeto Político Pedagógico (PPP). Essa reformulação surge de uma vontade conjunta de alunos e professores de atualizar o curso e aprimorá-lo ainda mais. Ela está sendo feita por uma comissão paritária de 10 alunos e 10 professores do curso, pois tudo será repensado por quem vivencia os problemas do curso e não por uma determinação da reitoria.

foto gabi 1

O curso já passou por outros Redesigns, um deles em 1988 quando a Universidade de Bauru tornou-se UNESP, outra em 2006, que vigora até hoje, quando o curso deixou de se intitular “Desenho Industrial (DI)”, com possíveis habilitações em “Projeto de Produto” e “Programação Visual” e adotou o termo “Design” com possíveis habilitações em “Produto” e “Gráfico”, sendo essas as mudanças mais marcantes.

A partir de fóruns de discussões que estão sendo feitos nossa grade curricular, nosso sistema de ensino e nossa identidade serão todos repensados.

Os fóruns são:

1º Fórum “Redesign: Quem somos?” — visou uma avaliação interna através de discussões entre alunos e professores de Design da Unesp. Os discentes presentes receberam uma folha com quatro cores em ordens diferentes, representando quatro linhas de discussão: perfil, estrutura, pedagogia e currículo. E cada tema foi discutido separadamente em uma sala, e os alunos foram revezando salas de acordo com as cores no papel, para participar de todas as discussões com grupos variados. Os professores discutiram os mesmos temas em uma sala separada, para que ambas as categorias tivessem mais liberdade para falar e evitar constrangimentos. Em uma segunda parte do fórum, professores e alunos apontaram o que foi levantado nas discussões para o conhecimento de todos.

2º Fórum “Redesign: Quem são?” — visou uma avaliação externa, e para isso contou com a participação de pensadores em design e educação de fora da Unesp Bauru. Alunos que estiveram em intercâmbio em países variados, compartilhando suas experiências nas universidades lá fora, e alunos já formados, designers atuantes debatendo sobre os pontos fortes e fracos das experiências na formação que tiveram aqui, contando um pouco o que eles encontraram no mercado de trabalho.

gabi foto 2
2º Fórum “Redesign: Quem são?” (Crédito:Vitor Marchi)

3º Fórum “Redesign: Quem queremos ser?” — visará repensar e unir as duas visões, interna e externa, apresentadas nos dois primeiros fóruns e acontecerá novamente entre professores e alunos.

4º Fórum “Redesign: Quem seremos?” — vai reunir e concluir, depois de todas as avaliações e discussões, nossas projeções e encaminhamentos.

Os dois primeiros fóruns já ocorreram, mas você ainda pode participar desse processo tão bacana. Fique atento às publicações no facebook do Centro Acadêmico de Design (CADUNESP) e aos e-mails enviados pela coordenacão. Todos os estudantes estão convidados a participar e dar sua opinião.

Deixe uma resposta