Resultado das eleições para Reitoria da Unesp

Da Redação SICOM PET,

A chapa ‘Excelência Institucional’ obteve 89,61% dos votos válidos na consulta eleitoral para a Reitoria da Unesp realizada entre os dias 17 e 20 de novembro. A chapa única, composta pelos professores Julio Cezar Durigan, vice-reitor licenciado no exercício da reitoria, e Marilza Vieira Cunha Rudge, atual pró-reitora de pós-graduação licenciada, encabeçará a lista tríplice que será encaminhada ao Governador Geraldo Alckmin.
A diferença de votos ocorreu nas três categorias participantes: professores, técnicos administrativos e estudantes. Enquanto um voto de docente vale 70% da soma total de votação, os do corpo discente e os dos funcionários pesam 15% cada um. A proporcionalidade é definida com base na Lei de Diretrizes e Bases.

Para chegar ao resultado final, o total de votos de cada grupo foi dividido pelo número de eleitores do segmento. O resultado obtido, no caso dos docentes, foi multiplicado por 0,7 e, no caso de funcionários e alunos, por 0,15. Os números resultantes nos três segmentos foram somados para se obter o resultado final das eleições de quatro dias.

Entrevista com os candidatos eleitos:


Quem de fato escolhe é o Governador

Durigan e Marilza ainda não estão definidos em seus novos cargos, uma vez que a escolha é realizada pelo governador do Estado. O resultado da eleição será homologado no dia 02 de outubro, data em que serão elaboradas duas listas com três nomes cada, uma para reitor e outra para vice, indicados pelo Colégio Eleitoral.

João Grandino Rodas, atual reitor da USP, não foi o mais votado na eleição realizada em 2009. Na ocasião, o  diretor do Instituto de Física da USP São Carlos, Glaucius Oliva, foi o mais votado, com 161 votos, contra 104 votos dados a Rodas. Apesar disso, o então governador José Serra, em uma atitude inédita desde o término do regime militar, escolheu o segundo colocado na eleição para ser o novo reitor da Universidade.
Situação semelhante ocorreu em 1981, quando o então governador Paulo Maluf escolheu Antônio Hélio Guerra Vieira como reitor da USP. Vieira era o quarto colocado de uma lista de seis nomes, como previsto no processo eleitoral da época.

Resultados Unesp

O resultado geral da consulta realizada pode ser visualizado AQUI

E o resultado por unidade da Unesp AQUI

No câmpus de Bauru, o cenário numérico da eleição foi o seguinte:

Votos válidos:

Votos brancos:

 
A posse é sempre em janeiro. O novo reitor deverá dirigir a Unesp pelos próximos quatro anos, entre 2013 e 2016.

Deixe uma resposta