Retrospectiva: os eventos do PET

Da redação SICOM-PET, Daniele Fernandes

 

Chegando ao final de mais um ano do projeto, podemos dizer que disseminamos a palavra do PET a mais de 6 eventos externos e mais alguns em que participamos da organização. E já que estamos nesse clima de processo seletivo, que tal mostrar os eventos que os membros participaram, só pra dar um gostinho que quero mais?

Os eventos começaram em março, com a presença do PET RTV no SudestePET.

Nos dias 19, 20 e 21 de março bolsistas e voluntários do projeto foram para São Carlos para participar do encontro de PETs do Sudeste. No encontro foi debatido em grupo assuntos referentes ao Programa de Educação Tutorial e o ambiente universitário.

Os membros presentes também apresentaram 2 painéis sobre o PET-RTV e seus projetos.

 

Em março também participamos do Congresso Internacional Red INAV

O PET-RTV fez parte da organização do 3º Congresso Internacional Red INAV, que ocorreu na Unesp Bauru. Além de trabalhar no evento e na comissão de organização, o PET também apresentou trabalhos nos Grupos de Trabalho (GT) do evento. O Congresso abordou pesquisas sobre narrativas audiovisuais na era das novas tecnologias.

 

Estávamos, nos dias 17, 18 e 19 de Maio, na Segunda Jornada Internacional GEMInIS (JIG)

O Evento aconteceu em São Carlos, na Universidade Federal de São Carlos, a UFSCAR e contou com a presença de professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação relacionadas à área de comunicação e audiovisual.

O evento contou com workshops, palestras e apresentações de grupos de pesquisa em audiovisual, e os temas despertaram o interesse dos petianos participantes, como você pode ler aqui

 

Fomos parte da equipe de registro do Interdesigners, onde também ministramos uma Oficina

O evento Interdesigners é a tradicional semana do curso em que são promovidas discussões, e ministradas palestras e oficinas, que abordam os mais diversos temas relacionados ao Design. O evento ocorreu do dia 17 ao dia 22 de Setembro e teve a presença petiana.  Os membros do projeto ministraram uma oficina de roteiros, que foi amplamente elogiada. Também fomos responsáveis por registrar o evento através do Snapchat, a rede social voltada a fotos instantâneas.

No final da oficina de Roteiros, promovida por membros do PET
No final da oficina de Roteiros, promovida por membros do PET

 

Já no final de Outubro, fomos para Araraquara para o III EPU

Nos dias 28 de Outubro foi o início do 3º Encontro de PETs da Unesp. O encontro, que durou 3 dias, promoveu grupos de discussão entre os tutores e discussão entre os petianos. Foi discutida a mobilização pela manutenção do PET frente à atual gestão do país. O evento contou com outras discussões pertinentes ao momento, como a PEC 241, oficinas e apresentações de trabalhos. Os membros participantes apresentaram o nosso sistema de comunicação, o SICOM. Saiba mais sobre o evento aqui.

A presença no IIEPU foi muito proveitosa para os membros presentes (Foto: Acervo Pessoal)
A presença no IIEPU foi muito proveitosa para os membros presentes (Foto: Acervo Pessoal)

Fechamos o ano de 2016 com a presença na 18ª Jornada Multidisciplinar – “Imagem, Pensamento e Cultura”

jornada-multidisciplinar
Petiana felizona na apresentação de painel (Crédito: Acervo Pessoal)

A Jornada, que acontece anualmente na Unesp Bauru, foi realizada entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro. O evento apresentou e discutiu pesquisas em cinema, fotografia, redes sociais, internet e jornais. O PET-RTV apresentou 2 painéis, relacionados aos projetos SICOM e o Laboratório Audiovisual.

Também foi apresentado, em parceria com o instituto confúcio, um pouco da cultura e do audiovisual chinês, pouco divulgado hoje em dia.  Entre as ações esteve a exposição fotográfica “Olhares sobre a China”, as oficinas de cortar papel e de nó chinês e uma exibição de filmes chineses, em parceria com o Cineclube da FAAC.

 

Daniele Fernandes

Daniele curte filmes e séries cult, e quando diz cult quer dizer coreano ou comédia romântica de Hollywood. Possui profundo conhecimento em economia, sabendo administrar suas famílias no The Sims 4.

Deixe uma resposta