SeCom e Interdesigners: um diálogo que dá certo

Da redação SICOM PET, Nathália Rocha

Pela primeira vez, cursos de Comunicação Social e Design realizam eventos de forma conjunta


A SeCom 2013, desde a sua idealização, teve como princípio básico a multidisciplinaridade. Diante de um contexto em que a internet, um meio multilinguagem e multiplataforma, tem tanta influência, nada mais coerente do que estimular o diálogo entre diferentes comunicadores e produtores de conteúdo. 

Foi pensando nesse diálogo que comunicadores e designers resolveram se unir. A união entre SeCom e Interdesigners tem por intuito de dois eventos que, por si só, já são grandes, ganhem maior visibilidade e ampliem as possibilidades de aprendizado e de produção de conhecimento.

A estudante de Design e membro do PET-RTV, Leila Rangel, envolvida com a organização dos dois eventos, falou sobre os pontos de convergência entre as duas áreas, chamou os designers de “comunicadores visuais” e falou da importância da parceria. “A integração de dois eventos do mesmo campus com propostas culturais e acadêmicas, abordando aspectos específicos de seus cursos, abre para estudantes e professores a possibilidade de transitar entre saberes, vivências e experiências de áreas que no fim das contas acabam sendo muito mais relacionadas do que se poderia imaginar”, analisou a estudante. 


Além da agregação conjunta de debates e workshops, o diálogo entre os dois eventos também inclui a união das agendas culturais. Ao longo da semana, shows e oficinas de artesanato irão garantir momentos de descontração e interação entre designer e comunicadores. 

Comunicação e Design  nos traços das HQS

Para concretizar a parceria entre Semana da Comunicação e Interdesigners, será realizada a mesa-redonda “Coimunicação e Design nos traços das HQs” com as presenças dos mineiros Vitor e Luciana Cafaggi, os irmãos Cafaggi.
A dupla ficou reconhecida pelos seus traços no mercado de trabalho com o lançamento de produções como a graphic novel Turma da Mônica – Laços (2013); Valente para sempre (2011); Valente para todas (2013); MixTape (2012) e Duo.Tone (2012).
Na atividade conjunta, a jornalista e o designer vão falar sobre a carreira, rotina e mercado de trabalho.
Fique ligado, a mesa acontece na sexta-feira (25/10), último dia da SeCom 2013, a partir das 16h.




Sobre os convidados:


Vitor Cafaggi é natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, e nasceu em 23 de Março de 1978 se formou na UEMG como designer gráfico e já trabalhou como diretor de arte, mantém o sitehttp://punyparker.blogspot.com.br/ onde publica as tirinha “Puny Parker” e “Valente”. Em 2009 foi um convidado para participar da HQ “MSP50” onde fez uma releitura do personagem Chico Bento. Atualmente dá aulas na casa dos quadrinhos e publica semanalmente a tira “Valente” no jornal o Globo.

Lu Caffagi nasceu em 1988 e estuda jornalismo em Belo Horizonte e trabalha como ilustradora. Publica os seus quadrinhos no seu blog http://lospantozelos.blogspot.com.br/ e em 2011 lançou a sua primeira HQ impressa, “Mixtape”, uma coletânea de quatro histórias baseadas em canções.
Em 2013 publicou em parceria com o irmão a HQ “Laços” com o selo MSP.

Acompanhe as novidades dos eventos através das páginas: Interdesigners e SeCom 2013

Deixe uma resposta