Sobre o PET RTV

O Programa de Educação Tutorial (PET)* é uma atividade ligada ao MEC que surgiu no fim da década de 1970. O programa está presente em universidades de todo o país e seu principal propósito é o de propiciar aos alunos o envolvimento com atividades-fim de Ensino, Pesquisa e Extensão, além de participar ainda dos processos de Gestão do projeto, de uma forma inovadora e para além dos meios convencionais. As atividades desenvolvem-se de uma forma diferente dos padrões habituais de sala de aula: a construção do conhecimento, neste caso, é coletiva, entre alunos, tutores, membros da pós-graduação e pesquisadores, entre outros.

A proposta do PET-RTV surgiu da necessidade de agregar diversos conhecimentos e técnicas da área do Audiovisual, especialmente considerando que a Comunicação Midiática se encontra em profunda transformação devido ao processo de Digitalização e Convergência das Mídias. A atuação do Grupo é orientada por concepções teóricas, criativas e produtivas vinculadas aos novos meios e processos interativos de comunicação jornalística, cultura-educativa e de entretenimento.

O Objetivo desse grupo é auxiliar na formação de profissionais com métodos, teorias e tecnologias que estejam em sintonia com os problemas conceituais, éticos, sociais e mercadológicos das profissões relacionadas, com uma proposta interdisciplinar transversal à das temáticas e atividades desenvolvidas na área de Comunicação Social, Artes, Mídia, Tecnologia e Design.


  • O PET fora anteriormente conhecido como Programa de Ensino Tutorial, e como Programa de Educação Técnica, mas mesmo com as mudanças de nome conservou ao longo dos anos suas características elementares o que lhe conferem tão longa história. O nome Programa de Educação Tutorial foi definitivamente implementado em 2002.

Deixe uma resposta