Comissões

Gestão de Pessoas

A Comissão de Gestão de Pessoas é responsável por uma série de trabalhos relacionados diretamente à gestão do grupo que integra o programa, que deve ser feito e trabalhado de pessoas para pessoas, especialmente considerando que reter talentos é um grande desafio, deve-se também considerar que mais do que gerir as relações e o processo seletivo. É a comissão responsável por aplicar é um conceito empregado às estratégias que objetivam atrair, reter, potencializar e administrar o capital humano de um projeto, de uma empresa ou um programa. A intenção é de que esta comissão administre e modele políticas internas para formar membros mais bem qualificados e motivados para desempenhar as suas funções. São obrigações desta Comissão:

  1. PARTICIPAÇÃO – Incentivar a participação de todos os membros, estimulando o trabalho em equipe, sem excluir ninguém. Como abre espaço para todos os profissionais darem sua opinião nas questões de gestão, essa prática proporciona o surgimento de novas ideia e soluções que contribuem com a melhoria constante na gestão da companhia.
  2. CAPACITAÇÃO – Capacitar os membros do projeto, aperfeiçoar suas qualidades por meio de treinamentos, workshops, cursos e treinamentos. O petiano deve se sentir preparado, confiante e competente para dar o seu melhor em suas funções e isso refletirá em sua produção e rendimento.
  3. ENVOLVIMENTO – Com um petiano participativo e capacitado, é necessário envolvê-lo aos valores e missão do projeto. Dessa maneira, ele estará em sintonia com todos, e será capaz de desenvolver e produzir não só individualmente, mas em conjunto.
  4. DESENVOLVIMENTO – Com todos os setores alinhados pelas etapas anteriores, novos projetos podem ser desenvolvidos e colocados em prática com a ajuda de profissionais participativos, capacitados e envolvidos nos processos e objetivos da instituição.
  5. PROCESSO SELETIVO – É importante investir em um Processo seletivo que garanta a criação de um ambiente de trabalho produtivo, em que não somente o projeto se beneficie mas também os petianos.

Qualidade

A Comissão de Qualidade é responsável por fazer o controle, dar feedback e dar suporte às atividades de Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão, atendendo as necessidades dos petianos, da universidade e de todos os departamentos, cursos e membros com os quais o PET se relaciona, com a execução das atividades de forma eficiente e eficaz, cumprindo a legislação. Também é papel da Qualidade manter atualizado o seu regimento Interno; promover ações de gestão estratégica, aumentando a capacidade de formulação, implantação e avaliação de governança integrada para o PET RTV; promover a gestão participativa, estimulando o diagnóstico, busca e implementação de solução de melhorias pelos próprios petianos; promover o mapeamento de processos administrativos, estudando e padronizando atividades para melhoria da satisfação dos usuários; promover a gestão da sustentabilidade ambiental e da conservação do espaço comum e a manutenção da Sala PET e dos demais espaços, por meio da conscientização e de orientações de uso dos recursos, resíduos e edificações; coordenar outras comissões ou grupos de trabalhos temáticos para desenvolvimento de atividades ou projetos específicos, indicados pelo tutor e pelo PET como um todo; fazer o controle de toda e qualquer atividade pertinente ao aperfeiçoamento e a qualidade de vida no trabalho no âmbito do PET; manter atualizados os dados pertinentes às atividades desenvolvidas pela, mediante relatórios anuais e planejamentos; divulgar, através de informativos internos e relatórios, pelos meios disponíveis e de amplo acesso, as atividades PET RTV.


Documentação, Financeiro & TI

A Comissão de Documentação, Financeiro & TI é responsável por criar os documentos e a estrutura de funcionamento formal do PET RTV. Essa comissão também é a responsável por fazer o controle das Oficinas e outras atividades, fazer impressão e controle de lista de presença, emissão de certificado, controle de caixa, emissão de recibos aos solicitantes, além de fazer todo o controle financeiro (editais, licitação e uso de verba institucional), e das máquinas (hardware do PET RTV). Essa comissão também é a responsável pela manutenção e atualização deste manual e de todos os seus documentos relacionados.


Comunicação

A Comissão de Comunicação é a responsável pela comunicação interna e externa do PET RTV, pela montagem do Mural do PET RTV, do Boletim Interno Mensal, da Newsletter Mensal, do Website e do agendamento e divulgação de Eventos, Oficinas, Workshops e outras atividades do PET. Ela acaba personificando a Assessoria de Comunicação do PET RTV, e deve agir em conjunto com o SICOM – Sistema de Comunicação do PET RTV. Também é a responsável pela Manutenção dos Relatórios a respeito da Comunicação e pela interação oficial do PET, com o envio de Cartas, Declarações, convites e afins, sempre utilizando os meios oficiais. Em caso de projeto de financiamento, esta também é a comissão responsável por montar projetos, materiais de comunicação e captação de recursos e afins.


Científica

A Comissão Científica é a que cobra dos membros do PET a manutenção de seus Lattes atualizados, e também a que informa, por meio de canal específico a ser criado ou implementado sobre o eventos científicos (provendo também sua estrutura, pagamento de taxas coletivas, se for o caso, entre outros) e sobre revistas científicas, livros e call for papers de publicações em aberto, e em quais os membros do PET RTV podem submeter seus trabalhos, estudos e publicações.