Som também pode ser design?

Da Redação do SICOM PET, 

por Alexandre Furlan

É difícil pensarmos em design quando não estamos tratando de projetos visuais ou materiais, e o sound design é uma área diferente e pouco conhecida, porém muito importante, que trabalha com os processos criativos de produção e manipulação de sons.

Esta forma de design também é chamada de desenho de som ou design sonoro e se aplica em produções multimídia, elementos sonoros de um filme, peças de teatro, games, internet, concertos,gravações de musicas, entre outros. Uma forma de aplicação interessante é na publicidade, que são aqueles sons inconfundíveis de uma marca que ouvimos em anúncios da TV ou rádio.
Quando se pensa em produções cinematográficas, por exemplo, os sons tem o objetivo de destacar ações, manipular e auxiliar a interpretação de uma cena ou valorizar sensações. Devido a essa importância, no filme Jurassic Park, os sons dos dinossauros foram criados primeiro e depois os modelos foram feitos para combinarem com os rugidos.
As ferramentas de trabalho de um sound designer vão desde objetos simples como panelas, papeis, arame, até computadores e softwares de ultima geração.
Confira abaixo alguns exemplos de trabalhos com design sonoro:

Deixe uma resposta