Três dias, quatro oficinas e cinco palestras

Em 2012 a Semana de Jornal está ainda maior e traz temas como fotojornalismo, jornalismo literário e jornalismo esportivo

 

Da Redação JornalJr,

por Caroline Lima




A terceira edição da Semana de Jornal acontece nos dias 17, 18 e 19 de outubro. O evento que já faz parte do calendário oficial da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) ganhou proporções ainda maiores nesse ano. O evento tem três dias de palestras e oficinas. A abertura será no dia 17, às 19 horas com os convidados Tiago Simões, Alessandro Abate e José Carlos Marques trazendo o tema “O desafio das coberturas esportivas no Brasil”.
No período da manhã do dia 18 acontecerá a oficina de assessoria de imprensa com André Cintra e a primeira parte da oficina de Telejornalismo com a professora Mayra. À tarde, haverá a palestra com Ricardo Fela e Rodrigo Viana, convidados do PET. Para fechar o dia, o evento contará à noite com a mesa composta por Rodrigo Carvalho e Luíz César Pimentel abordando o tema Jornalismo Literário. No último dia da Semana acontecerão três oficinas no período da manhã sendo uma de Locução com Perla Muniz e outra de Diagramação, além da segunda parte da oficina de Telejornalismo. À tarde a palestra será protagonizada pelo fotojornalista Juca Varella. Para encerrar a Semana, a mesa noturna recebe Sérgio Lírio e Giuliana Miranda para debater “Os caminhos do Impresso”.
A Semana de Jornal procura trazer temas relevantes para os futuros profissionais da área. Durante os três dias, o evento aborta diferentes ramos da profissão e traz convidados para contar aos alunos suas experiências jornalísticas, sanar dúvidas e curiosidades. Além disso, a Semana de Jornal também procura agregar conhecimentos práticos através de oficinas. Durante três dias, os estudantes saem de suas costumeiras salas de aula e se reúnem em uma única e grande sala para ouvir, perguntar e aprender com renomados profissionais do jornalismo.
Desde 2010, a Semana de Jornal acontece consecutivamente. Naquele ano, considerado como marco inicial da consolidação da Semana, convidados como Tiago Dória, especialista em mídia e tecnologias emergentes, falou sobre o tema “Jornalismo Digital: mercado, consumo e interatividade”, em uma mesa com Fred Di Giacomo, editor do Internet núcleo jovem da Editora Abril e Luciana Moherdauir, professora doutora em
Processo de Criação nas Mídias. Os jornalistas Gabriel Priolli, Maurício Stycer e Matthew Shirts encerraram a Semana com o debate sobre “Linguagem, experimentação e criatividade: as inovações recentes no Brasil”.
Em 2011, a Semana de Jornal teve uma mesa com Rafael Chinaglia, da TV TEM, junto ao professor Juarez Xavier. O editor-chefe da revista Rolling Stone, Pablo Miyazawa trouxe suas experiências jornalísticas em uma palestra descontraída e cheia de perguntas. Os irmãos Anderson e Emerson Couto, criadores do blog Desilusões Perdidas com o personagem Duda Rangel, participaram de uma mesa junto ao jornalista literário Sergio Vilas Boas e no encerramento da Semana os jornalistas convidados foram Marcelo Torres, do SBT e Paula Akemi, da Rede Globo, abordando o tema “Cobertura de emergência”.
A Semana de Jornal é organizada pelos membros da Jornal Junior, sob a tutoria dos professores Juarez Xavier e Suely Maciel e recebe o apoio da Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação, Departamento de Comunicação Social (DCSO) e Departamento de Ciências Humanas (DCHU).

Deixe uma resposta