home PET/RTV, Unesp Unesp de Bauru receberá renomado desenhista no Dia Nacional do Quadrinho

Unesp de Bauru receberá renomado desenhista no Dia Nacional do Quadrinho

O cartunista Leandro Gonçalez, autor de “As aventuras no cangaço,”  é o convidado para um bate-papo com os fãs dos quadrinhos e das charges, às 18 h. de segunda-feira, dia 30, na sala 1 da UNESP-Bauru. 


Da redação SICOM-PET, Dino Magnoni e Wesley Anjos


No Brasil as histórias em quadrinhos começaram a ser publicadas na segunda metade no século 19, uma época de grande desenvolvimento dos jornais, das revistas e das artes gráficas. Os primeiros criadores faziam charges e caricaturas de políticos, de artistas e de figuras populares. O cartunista Ângelo Agostini, um italiano que vivia no Brasil, publicou em 30 de janeiro de 1869, As aventuras de Nhô-Quim”, a primeira história brasileira em quadrinhos, que também foi pioneira mundial do gênero. Desde 1984, em 30 de janeiro é celebrado o Dia Nacional do Quadrinho, em homenagem a Agostini e aos artistas da charge, do cartum e das histórias em tirinhas. 

O Dia Nacional do Quadrinho será comemorado na FAAC-UNESP com a participação do cartunista Leandro Gonçalez, autor de “As aventuras no cangaço”. À tarde, às 14h00, haverá na sala PET  a oficina “Elementos visuais e escrita criativa nos quadrinhos”. Já o bate-papo com os fãs dos quadrinhos e das charges será às 18 h. na sala 1 da UNESP-Bauru. O evento é organizado pelo Projeto Interdisciplinar de Produção Audiovisual PET-RTV em parceira com o Grupo de Artes Sequenciais (GAS).


Saiba mais sobre o evento e faça já a sua inscrição


Leandro Gonçalez é autodidata, e desde 1993, desenha quadrinhos, cartuns, charges e propaganda, em jornais e revistas do interior e em estúdios paulistanos. O Ateliê Gonçales, na Praça Dom Pedro II, 3-13, é um espaço de formação de desenhistas criativos e um lugar de exibição para quem conhecer edições de quadrinhos clássicos e contemporâneos.

 

O EVENTO

Acontecimento           Local          Horário
Oficina: Elementos visuais e escrita criativa nos quadrinhos          Sala PET      14h00 – 18h00
Palestra com Leandro Gonçalez            Sala 1              18h00

 

As vagas para as oficinas são limitadas para as 20 primeiras pessoas que se inscreverem. Haverá uma lista de espera com mais 5 nomes caso haja ausências. E para quem quiser participar apenas da oficina, ou somente da palestra, o custo será de 3,00. 

 

 

Deixe uma resposta