Variedade de oficinas e uma nova parceria

Em 2012, a Semana de jornal terá oficinas de telejornalismo, assessoria, locução e diagramação, além da parceria com o PET em uma das mesas

Da Redação JornalJr,
por Caroline Lima

Oficinas são tradicionais na Semana de Jornal da Unesp
Entrar em uma sala de aula, anotar teorias, escutar os professores e colocar o conhecimento em prática através de exercícios são atividades que fazem parte do curso de jornalismo. Apesar de muito proveitoso, isso não é o suficiente para satisfazer as ambições e sanar as inúmeras dúvidas e curiosidades do futuro jornalista em relação à profissão e suas práticas cotidianas. Com o propósito de dar novas diretrizes e perspectivas sobre o jornalismo, nesse mês, a Jornal Junior promove a Semana de Jornal.
Durante três dias, renomados profissionais da área trazem seus conhecimentos e experiências jornalísticas aos alunos através de mesas, debates e palestras. Além disso, a Semana de Jornal não se limita a agregar os conhecimentos teóricos, sua prioridade inclui proporcionar conhecimentos práticos por meio das oficinas.
Nesse ano, a Jornal Junior realiza quatro oficinas com temas completamente distintos. No dia 18 às 8 horas acontece no Laboratório de Técnica Redacional a oficina de Assessoria ministrada por André Cintra. Através dessa oficina os alunos poderão desde já tirar dúvidas e adquirir conhecimentos de uma disciplina que é lecionada somente nos termos finais da graduação. Nesse mesmo dia e horário a Professora Mayra Muniz dará a oficina de Telejornalismo no LEA. Essa oficina será dividida em duas partes, tendo sua continuação no dia 19 às 8h, no LEA.
No terceiro termo do curso, os alunos já começam a fazer diagramação de jornais e muitos não têm nem os conhecimentos básicos sobre seus procedimentos. Para tirar dúvidas pontuais em relação aos programas de diagramação e as funções, haverá no dia 19 às 8h no LEE uma oficina de diagramação, ministrada por um profissional da People. Nesse mesmo dia também terá a oficina de Locução com a fonoaudióloga Perla Muniz, formada pela USP trazendo dicas e ensinando como o jornalista deve falar no rádio e na televisão.
As palestras discorrem sobre os temas: “O desafio das coberturas esportivas no Brasil”, “Telejornalismo ou Tele-entretenimento”, “A arte de transformar notícias em histórias”, “Fotojornalismo: lentes da guerra” e “Os caminhos do impresso”. No dia 18, às 14 horas haverá a mesa “Telejornalismo ou tele-entretenimento?”, com os convidados Rodrigo Peters, produtor do programa Revista de Sábado, da Tv Tem. Ambos trarão a mesa o tema entretenimento no jornalismo dentro da programação televisiva dos canais. Essa é uma realização do PET (Programa de Educação Tutorial) em parceria com a Jornal Junior.

 

As inscrições da Semana de Jornal estão sendo feitas na sede da Jornal Junior das 9h às 13h e das 14h30 até a 18h30. 

 

Deixe uma resposta