Você sabe o que é rotoscópia?

Da Redação SICOM PET,

por Mariana Belo

Quando o cinema de animação surgiu, a principal dificuldade era obter movimentos verossímeis dos personagens, principalmente dos seres humanos. Atualmente utilizamos o sistema de motion capture, que captura os movimentos humanos e os envia para o computador, fazendo com que o resultado final da animação seja muito mais real. 
Mas nem sempre foi assim.O filme Branca de Neve, lançado em 1937 pelo estúdio Walt Disney Picture, utilizou em parte a rotoscópia, que consiste na animação através da captura de diversos quadros. As cenas são filmadas, e utilizando o filme como base, os desenhos são feitos. O filme foi composto por mais de 250.000 desenhos, uma pequena parte, utilizando a rotoscópia, principalmente para animar o príncipe, pois os seres humanos eram os mais difíceis de serem animados.

                             



O rotoscópio foi uma invenção de Max Fleischer, um pioneiro no desenvolvimento de desenhos animados. O aparato foi utilizado pela primeira vez por ele e seu irmão Dave Fleisher, no desenho animado Koko The Clown, em que seu irmão vestido de palhaço foi filmado, o desenho feito por cima do filme, frame a frame, obtendo um resultado final melhor do que o esperado. Posteriormente o rotoscópio fez parte de diversos desenhos animados da época, como nas danças de Cab Calloway no filme da Betty Boop, e no personagem Gulliver em As Viagens de Gulliver, de 1939. Os irmãos Fleisher montaram um estúdio e fizeram vários outros filmes com o invento, conseguindo incomodar muitas vezes o império Disney. 

Apesar de ser um avanço para a época, o rotoscópio deveria ser usado com muita cautela pois técnica apresenta leves desvios nos frames, causando uma certa “agitação” no filme. Para evitar esse efeito, o animador precisava ser muito habilidoso.
Atualmente a técnica é feita em computadores, tendo como base uma foto ou um filme, utilizando softwares. A preocupação não é mais com os movimentos dos personagens, mas sim uma diferença estética dos outros filmes de animação. Os filmes que adotaram a técnica foram Walking Life e A Scanner Darkly, ambos do diretor Richard Linklater.

Deixe uma resposta