XV Jornada Multidisciplinar explora novas linguagens midiáticas

Acompanhando as novas tendências da comunicação, edição desse ano se propõe a analisar as novas formas de produção de conteúdo nos meios audiovisuais

Da Redação Sicom PET, por Nathália Rocha
Aconteceu, entre os dias 14 e 16 de maio, a XV Jornada Multidisciplinar realizada pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp Bauru. Tendo como tema “a linguagem nas mídias na era da convergência”, o evento contou com palestras em que foi discutida a situação atual dos meios audiovisuais, a linguagem utilizada nesses e as mudanças técnicas e comunicacionais pelas quais esses meios vêm passando.
A professora Suely Maciel, uma das responsáveis pela organização da atividade, comentou a abrangência do tema e a possibilidade de diferentes abordagens a partir dele. “Esse tema permite discutir tanto linguagem nas mídias, quanto linguagem das mídias, produção de texto, produção discursiva, aspectos do próprio trabalho dos meios, novas propostas de produção. Então é um tema bem aberto, que abarca um amplo leque de possibilidades de pesquisa”, completa a professora.
Para abrir o evento, o professor José Javier Marzal Felici, diretor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universitat Jaume I, da Espanha, liderou palestra sobre a cultura visual contemporânea, que teve como objetivo abordar o estudo da imagem como um produto da sociedade de massas e como um artefato estético.
No segundo dia, de forma bastante descontraída, a professora Carlas Andrea Schwingel, jornalista, doutora em ciberjornalismo e mebro do departamento de Comunicação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e o professor João Batista Freitas Cardoso, professor do programa de Mestrado em Comunicação da Universidade de São Caetano do Sul falaram sobre a adaptação da linguagem aos meios em que é utilizada durante a palestra “Linguagens Múltiplas e Produção de Conteúdo”.
Para encerrar a jornada, o professor Wilton Garcia Sobrinho, doutor em Comunicação pela USP, e o professor da Fundação Getúlio Vargas, Rodrigo Chagas abordaram a comunicação sob um prisma mais mercadológico, falando sobre marketing e a nova configuração midiática.
Além das palestras, a programação da Jornada Multidisciplinar também contou com oficinas ligadas à comunicação e à produção audiovisual, como a de folkcomunicação e a de marketing móbile. O evento ainda contou com a apresentação de trabalhos e pôsteres.

Deixe uma resposta